Um carro de intervenções rápidas do Samu acionado no atendimento de casos mais graves funciona de forma improvisada desde o último final de semana em Londrina. O Fiat Uno sem pintura adequada e sem giroflex para facilitar o deslocamento da equipe tem causado demora na chegada dos socorristas.
O veículo que costuma ser utilizado pelo Samu é um Palio Weekend que está quebrado. O diretor do setor de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Canavese, contou que o conserto do carro precisa ser feito o quanto antes. "Até a última quinta-feira, fui informado que a licitação para o reparo de veículos administrativos como o Palio ainda não havia sido concluída. O Uno está sendo usado no improviso", contou. O carro não desloca pacientes, mas transporta medicamentos, materiais para atendimentos de urgência, um médico e um enfermeiro.
Além do carro de intervenções, duas ambulâncias básicas e uma avançada continuam na oficina desde a semana passada. A frota não é padronizada e algumas peças precisam ser compradas em outros locais. Hoje, a equipe do Samu realiza os atendimentos com duas ambulâncias básicas e uma avançada, além do veículo improvisado para intervenções. "Com esse improviso, a equipe tem que se deslocar com maior atenção pelas ruas, já que os outros motoristas não percebem a urgência", explicou Canavese.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
No início do mês, o Corpo de Bombeiros cedeu uma ambulância avançada ao Samu com um motorista do próprio Siate, mas, conforme Canavese, o veículo só vai ser utilizado em casos de extrema urgência. Uma ambulância avançada do Samu voltou a funcionar na última sexta-feira, por isso, o carro cedido pelo Corpo de Bombeiros ficou na reserva.