O novo sistema de captação de água da Estação Tibagi será inaugurado na sexta-feira (12) pela Sanepar.
A reforma conseguiu duplicar a capacidade de captação do sistema que abastece 50% do consumo de Londrina e Cambé. A estação de tratamento fica na Estrada do Limoeiro, Km 5 (seguindo pela Avenida Salgado Filho, atrás do Aeroporto).
O Sistema Produtor Tibagi é integrado e tem captações que vêm do Ribeirão Cafezal e de poços dos aquíferos Guarani e Serra Geral. Com a reforma, a capacidade de captação do sistema saltou de 1.200 para 2.400 litros por segundo. De acordo com informações da Sanepar, esta obra foi a maior no estado nos últimos dois anos, com investimento de R$ 84 milhões e geração de 2.300 empregos.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Os investimentos foram para a construção de dois novos módulos de tratamento, um canal de entrada de água e dois tanques para produtos químicos. Além disso, houve a implantação de 22 mil metros de uma nova adutora, desde a captação do Rio Tibagi (14 mil metros de água bruta) até a região central da cidade (8,5 mil metros de água tratada). No caminho, foram ampliadas três estações elevatórias.
Com a entrega dessa obra as cidades ficarão com tranquilidade no abastecimento até 2030. O Sistema Produtor Tibagi entrou em operação em 1991 e foi interligado a Cambé no ano seguinte.