Em tempos de conflitos internacionais e desemprego em alta, apelar para o santo das causas urgentes tem sido a opção de muitos fiéis. Neste sábado, mesmo sendo dia de luto pela morte de Cristo, muitos católicos não esqueceram de fazer pedidos para Santo Expedito, morto há exatos 1.700 anos.
Como a data caiu no Sábado de Aleluia este ano, as homenagens ao santo se restringiram aos lares, encontros paroquiais e em alguns oratórios montados em Londrina. Um deles fica dentro de um posto de combustível, cuja rede com cinco filiais mantinha, até pouco tempo, o nome do santo.
Mesmo assim, a tradicional entrega de folhetos aos clientes continua. ''Entrego os 'santinhos' aos fregueses sem esquecer de manter um no bolso. Também rezo pra ele de vez em quando'', disse o frentista Dirlei de Meira, 26 anos, enquanto pegava alguns panfletos no altar montado dentro do posto.
Leia mais:
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
O vendedor autônomo Milton Ricordi, 46, foi um dos que receberam um ''santinho'' enquanto era atendido pelo funcionário do posto. ''Respeito o santo, mas é preciso ter fé em Deus e trabalhar muito para conseguir o que se deseja'', comentou Ricordi, enquanto guardava o folheto no bolso.
Para a maioria dos fregueses, os pedidos ao santo foram mais frequentes nos últimos meses. Alguns disseram até que as orações teriam dado certo para o País, que durante a mudança de presidência passou por pressões internacionais, enfrentou uma cotação galopante do dólar e os índices do Risco Brasil em alta.
''Agora parece que acalmou, mas temos que ter fé e rezar porque está difícil para todos os brasileiros. Mesmo assim, a primeira coisa que peço a ele é simples: saúde para todos'', disse o cliente João Carlos Caporali, 31.
Em Londrina não há uma paróquia dedicada ao santo. Mas o Apostolado Religioso Exército de Santo Expedito, entidade sediada em Jaçanã (bairro da zona norte da capital paulista), conta com uma capela tem 300 mil fiéis cadastrados de todo o Brasil.