O secretário de Saúde de Londrina, Sílvio Fernandes da Silva, reúne nesta quinta-feira, às 13h, no auditório da Cidade da Criança, na rua Benjamin Constant, n.º 800, os agentes de controle de endemias. Ao todo são 180 profissionais, sendo 156 agentes de campo e 24 coordenadores de equipes.
Fernandes explicou que o objetivo da reunião é consolidar as estratégias de controle à dengue que constam do Plano Municipal de Prevenção da Dengue. "Estamos correndo um risco, no próximo verão, de registrar uma epidemia ainda mais grave que a deste ano", disse. "Por isso é necessário intensificar as ações de combate à doença".
O secretário informou que o Plano de Prevenção da Dengue pretende, entre outros objetivos, reduzir a infestação predial do Aedes aegypti (mantendo-a abaixo de 1%) em todos os bairros; reduzir a incidência de dengue na população e implementar o acompanhamento ao paciente suspeito de dengue, para manejo adequado e atendimento precoce às possíveis complicações.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Os primeiros casos de dengue em Londrina foram registrados em 1994: quatro casos, sendo dois autóctones e dois importados. Em 1996, houve a confirmação de 405 casos. Este ano, até julho, foram contabilizados 362 casos positivos, inclusive com o registro do primeiro caso de dengue hemorrágica do município. "É evidente o risco de surgimento de outros casos de dengue hemorrágica, caso haja outros surtos ou epidemias sejam registrados na cidade", comentou Silvio Fernandes.