A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) multou em R$ 100 mil a Sanepar por causa do descarte irregular de esgoto doméstico no Córrego Capivara, um dos ribeirões que abastecem o Lago Igapó.
O problema foi detectado no início do mês de março, quando fiscais encontraram duas tubulações danificadas no córrego, nas proximidades da Avenida Garibaldi Deliberador, no Jardim Cláudia, zona sul de Londrina.
O secretário do Ambiente, Gilmar Domingues, lembrou que amostras foram recolhidas do local para análise laboratorial. Os resultados chegaram a Sema na última sexta-feira (23). "Uma equipe técnica administrativa, formado por cinco servidores da Sema, avaliou todo o procedimento e arbitrou a multa de R$ 100 mil. Eu, como secretário, ratifiquei o relatório e a penalização", informou.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Domingues disse que a Sanepar foi notificada nesta quarta-feira (28) e a empresa tem até 20 dias para apresentar recurso administrativo.
Ele ainda adiantou que a partir de quinta-feira (29), uma equipe vai começar a trabalhar na prevenção de desastres naturais com o apoio de dois profissionais da Sanepar, que atendeu a notificação de auto-monitoramento e já enviou uma mapeamento com 110 pontos.
Questionado se a penalização da empresa interfere no trabalho técnico da equipe, ele respondeu que são duas coisas distintas. "A multa ainda pode ser revertida em medidas compensatórias e não vai interferir no trabalho de monitoramento", garantiu.