A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) revitalizou, em janeiro, 9.171 m² de pintura viária. A marca atingida é mais que o dobro da registrada no mesmo período de 2017, quando o volume de trabalho somou 4.447 m². Já o montante de manutenção de guias chegou a 24.150 metros lineares. Ganharam coloração branca nos meios-fios, utilizada para melhorar a visualização os limites da via, as avenidas Waldemar Spranger, Santos Dumont, Salgado Filho, Juscelino Kubitschek, Das Américas, além das ruas Comandante João Ribeiro de Barros e Presidente Costa e Silva.
Sinalização revitalizada - As atividades do mês passado contemplaram diversos pontos da cidade, dentre eles a rua Tangânica, na zona norte. No local, o serviço incluiu a implantação de faixas de segurança para pedestres, ciclofaixa, a demarcação de vagas de estacionamento e a instalação de tachões refletivos, responsáveis por limitar o fluxo e evitar conversões irregulares.
As equipes de sinalização atuaram também em outras importantes vias da região norte. Entre elas estão a avenida Saul Elkind, na entrada do Residencial Vista Bela, a rua Enoch Vieira dos Santos, nas proximidades dos bairros Cabo Frio, Marajoara e Maria Luiza, além da Arcindo Sardo e da Toshio Sanada, que corta o João Paz e o Semíramis.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Na face leste de Londrina, foram atendidas as avenidas Santos Dumont, Salgado Filho e Das Américas, bem como as ruas Charles Lindenberg, Lázaro Zamenhof e os logradouros internos do jardim San Fernando. Nestes pontos, parte do trabalho integrou as obras do Lote 4 do projeto Arco Leste. Entregues à população no início de fevereiro, as melhorias trouxeram mais opções de mobilidade aos moradores do entorno.
Na área sul, foram contempladas as vias coletoras do jardim Cláudia, a rua João Wyclif, na Gleba Palhano, a Bélgica, perto da Barragem, e o trecho da Dez de Dezembro situado entre a avenida Portugal e a PR-445. No perímetro oeste, a CMTU atuou nas ruas João Sanches Castro, no Portal de Versalhes, Ana Porcina de Almeida, no Parque Jamaica, Soiti Tarumã e Procópio Ferreira, no jardim Colúmbia. Já na parte central receberam novas pinturas as avenidas JK e Duque de Caxias, além das ruas Paranaguá, Humaitá, Senador Souza Naves, Hugo Cabral, Cambará, Porto Alegre e Araguaia.
Consumo - Para garantir novas demarcações em todas estas localidades, a companhia consumiu 456 litros de solventes e empregou 2.427 litros de tinta, sendo a maioria nas cores branca e amarela. Em 2017, o saldo total do serviço ficou em 78.581 m² revitalizados, com média mensal de produção de 6.548 m².
As informações sobre aquisição, gasto e forma de utilização dos insumos estão disponíveis para consulta da população no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Solicitações de pintura podem ser feitas diretamente no site, pelo e-mail [email protected] ou, ainda, no telefone 3379-7900, junto ao Serviço de Atendimento à Comunidade (Sac) da companhia.