Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Solicitações abertas

Serviço municipal de remoção de colmeias começa a funcionar em Londrina

Redação Bonde com N.com
19 fev 2024 às 10:21
- Emerson Dias - N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina retomou o serviço municipal de remoção de colmeias de insetos como abelhas, vespas e marimbondos. As ações são realizadas por empresas credenciadas através de um chamamento, e que já estão realizando atendimentos.


De acordo com a gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Esther Romero, a Prefeitura implementou essa ação pela primeira vez no ano passado. “Na época, o chamamento previa 50 retiradas no decorrer de 2023, e chegou a ser aditivado em 25%, totalizando 62 ações. Já o chamamento atual compreende a execução de 1.250 ações. Os contratos terão vigência de 60 meses, e as empresas ou profissionais cadastrados receberão remuneração de R$ 391,38 para cada serviço realizado. No total, a prefeitura poderá investir até R$ 489.225,00 para a realização dessa iniciativa”, pontuou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É importante destacar que essa iniciativa abrange exclusivamente a retirada de colmeias de áreas públicas e das residências de famílias com renda de até três salários mínimos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em fase de estudo

Reunião em Brasília pode ser decisiva para viabilização de trem que ligará Londrina a Maringá

Imagem de destaque
Vítima foi esganada

Funcionária pública denuncia agressão por paciente de UBS em Londrina

Imagem de destaque
Segunda edição da festa

Arraiá Londrina acontece nesta sexta e sábado no Calçadão

Imagem de destaque
Veja a programação completa.

Deadpool e Wolverine: heróis estão de volta aos cinemas de Londrina


O prazo para execução da retirada será de 24 horas a partir do recebimento da ordem de serviço. Os contratados deverão atender aos chamados, quando solicitados pela Sema, fazendo uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e realizando o isolamento da área para evitar possíveis acidentes com os moradores e cidadãos. Além disso, os apicultores ou empresas deverão executar os serviços sem cometer maus-tratos aos animais, elaborando relatórios que contenham fotos da colmeia, e permanecendo à disposição para prestar esclarecimentos à Sema.

Publicidade


Ainda segundo Romero, desde a retomada dos serviços, no início deste mês, já foram atendidas 15 solicitações da comunidade, referentes principalmente a colmeias localizadas em espaços públicos e em árvores nas calçadas urbanas.


Após a retirada, os animais são levados para os distritos rurais de Londrina, em áreas onde não ofereçam riscos à população. A ideia é que os insetos sejam encaminhados para apicultores, que poderão promover atividades de educação ambiental, conservação, exposição, manutenção, criação, reprodução, comercialização e beneficiamento de produtos e subprodutos.


Para solicitar a remoção, o munícipe deve contatar a SEMA (Secretaria Municipal do Ambiente) pelo telefone (43) 3372-4765, que atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.


Imagem
Em Londrina, coleta seletiva vai de exemplo a problema em 15 anos
A coleta de resíduos sólidos, serviço que já fez Londrina ser reconhecida internacionalmente, inclusive com prêmio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), se transformou em problema
Imagem
Concurso da prefeitura de Londrina divulga cargos e banca organizadora
O concurso da prefeitura de Londrina definiu os cargos que estarão no certame e a organizadora.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade