Os servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) confirmaram que vão entrar em greve a partir de terça-feira (12). O sindicato da categoria, Sindpar, havia marcado uma assembleia para a manhã desta segunda-feira (11), mas a discussão não ocorreu.
Em entrevista à CBN Londrina, o presidente do Sindpar, Ricardo Moura, acusou a diretoria do Iapar de interferir na assembleia. "Os servidores do Iapar decidiram pela greve a partir de amanhã, dia 12, na semana passada. No entanto, o sindicato convocou essa assembleia para rediscutir se haveria ou não a greve. Porém, a direção do Instituto interferiu na nossa assembleia. Os diretores do instituto estiveram aqui coagindo os servidores e coagindo também os estagiários. Isso prejudicou a assembleia então fica o que estava decidido desde a semana passada que é a greve", comentou.
A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial. De acordo com o presidente do Sindpar, desde 20015 o Iapar não reajusta o salário dos servidores. "Existe categoria que tem mais de 100% de defasagem, chegando ao ponto de um servidor público concursado receber menos que o piso mínimo regional", explicou Moura.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
As negociações com o Governo do Estado já se arrastam há sete meses. A expectativa é de que todos os funcionários paralisem as atividades a partir de amanhã.
Na semana passada alguns servidores do Iapar ameaçaram interromper o fluxo de veículos da PR-445 como forma de protesto. De acordo com Moura, essa possibilidade seria discutida na assembleia desta segunda. Como não houve deliberação, a questão deverá ser revista nos próximos dias.
(Com informações da CBN Londrina)