20/06/21
PUBLICIDADE
Na tarde desta terça

Sismógrafo da USP instalado em Londrina detecta tremor de 1,9 grau

Um dos quatro sismógrafos instalados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) em Londrina detectou, na tarde desta terça-feira (16), um tremor que alcançou 1,9 grau na escala Richter. O abalo sísmico também foi percebido, às 16h02, pelas estações de Fartura (SP), Pitanga (PR) e Pacaembu, que fica na capital paulista.

Diferentemente dos registros anteriores, quando diversos moradores de Londrina - sobretudo da zona leste da cidade - reportavam terem sentido o tremor, nesta tarde não houve manifestação por parte dos londrinenses. "Acho curioso que não tenhamos recebido nenhuma notificação. Precisamos investigar, mas o fato de ninguém ter reportado o abalo pode significar que ele foi mais profundo que os demais ou que seu epicentro foi mais distante, possivelmente em outra cidade da região", afirma o técnico em sismologia do Centro da USP José Roberto Barbosa. Nenhum internauta entrou em contato com o Portal Bonde pelo Whatsapp (9124-1630) ou pela nossa página no Facebook para reportar o acontecimento.


Celso Pacheco/Grupo Folha
Celso Pacheco/Grupo Folha


Além disso, o Centro de Sismologia da USP disponibiliza um "botão" em seu site pelo qual as pessoas podem avisar quando sentirem tremores. Ainda segundo Barbosa, nenhum londrinense acionou o "Sentiu Aí" nesta tarde. "Devemos colher, nas próximas semanas, os dados dos outros sismógrafos instalados na cidade. Com eles será possível cruzar os registros para precisar o epicentro do abalo e investigar melhor o fenômeno", explica. Atualmente, apenas um dos equipamentos transmite informações em tempo real.

O último tremor em Londrina foi registrado na tarde de 21 de janeiro, quando até o prédio do fórum antigo precisou ser evacuado por precaução. Naquela ocasião, os sismógrafos apontaram 1,8 grau na escala Richter.


Auber Silva - Redação Bonde
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim estadual

Paraná registra mais 10 mil casos e 21 vidas perdidas para Covid

20 JUN 2021 às 15h49
Engorda da faixa de praia

Revitalização da orla de Matinhos irá custar R$377 milhões

20 JUN 2021 às 15h34
Mais de 800 pessoas

PM fecha festas clandestinas com aglomerações em Curitiba

20 JUN 2021 às 15h25
Obituário

Lista de falecimentos de Londrina e região dos dias 19 e 20 de junho

20 JUN 2021 às 10h38
Movimento pacífico

Londrinenses se unem a atos contra Bolsonaro no dia em que o Brasil chega a 500 mil mortes

19 JUN 2021 às 17h46
Em oficina mecânica

Homens são detidos após tiros em festa em Ibiporã

19 JUN 2021 às 17h08
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados