Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na tarde desta terça

Sismógrafo da USP instalado em Londrina detecta tremor de 1,9 grau

Auber Silva - Redação Bonde
16 fev 2016 às 17:12
- Celso Pacheco/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos quatro sismógrafos instalados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) em Londrina detectou, na tarde desta terça-feira (16), um tremor que alcançou 1,9 grau na escala Richter. O abalo sísmico também foi percebido, às 16h02, pelas estações de Fartura (SP), Pitanga (PR) e Pacaembu, que fica na capital paulista.

Diferentemente dos registros anteriores, quando diversos moradores de Londrina - sobretudo da zona leste da cidade - reportavam terem sentido o tremor, nesta tarde não houve manifestação por parte dos londrinenses. "Acho curioso que não tenhamos recebido nenhuma notificação. Precisamos investigar, mas o fato de ninguém ter reportado o abalo pode significar que ele foi mais profundo que os demais ou que seu epicentro foi mais distante, possivelmente em outra cidade da região", afirma o técnico em sismologia do Centro da USP José Roberto Barbosa. Nenhum internauta entrou em contato com o Portal Bonde pelo Whatsapp (9124-1630) ou pela nossa página no Facebook para reportar o acontecimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Além disso, o Centro de Sismologia da USP disponibiliza um "botão" em seu site pelo qual as pessoas podem avisar quando sentirem tremores. Ainda segundo Barbosa, nenhum londrinense acionou o "Sentiu Aí" nesta tarde. "Devemos colher, nas próximas semanas, os dados dos outros sismógrafos instalados na cidade. Com eles será possível cruzar os registros para precisar o epicentro do abalo e investigar melhor o fenômeno", explica. Atualmente, apenas um dos equipamentos transmite informações em tempo real.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 3 mil em 2024

Londrina regista saldo positivo de 1.535 vagas de emprego em fevereiro, segundo Caged

Imagem de destaque
Entre quinta e segunda

Cerca de 37 mil pessoas devem passar pela Rodoviária de Londrina na Sexta-Feira Santa e Páscoa

Imagem de destaque
Abre e fecha

Veja como funcionam os serviços municipais no feriado da Sexta-Feira Santa em Londrina

Imagem de destaque
Evento tradicional

Feira do Peixe Vivo de Londrina acontece na Tomi Nakagawa nesta quarta e quinta-feira

O último tremor em Londrina foi registrado na tarde de 21 de janeiro, quando até o prédio do fórum antigo precisou ser evacuado por precaução. Naquela ocasião, os sismógrafos apontaram 1,8 grau na escala Richter.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade