O Governo do Estado iniciou nesta semana a implantação do Tele-ECG (Telediagnóstico em Eletrocardiograma) para municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina. Dos 21 municípios pertencentes à RS, 17 serão incluídos na oferta nacional de laudos online de eletrocardiograma com profissionais capacitados.
O programa, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, está sendo implantado no Paraná pela Sesa (Secretaria Estadual da Saúde). Uma equipe técnica Pasta capacitou profissionais dos municípios para realização do exame e prestou auxílio na instalação e configuração dos equipamentos necessários.
No telediagnóstico, após a realização do eletrocardiograma, as imagens são enviadas, de forma on-line, a um especialista que analisará e dará o seu parecer sobre o quadro clínico do paciente. Por conta da alta demanda, esse processo agiliza e otimiza o tempo para diagnósticos e tratamentos.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Londrina é a segunda Regional de Saúde a ser contemplada pelo serviço. Em 2021, foi implantado um projeto-piloto nos sete municípios da 1ª RS de Paranaguá. Até junho de 2024 foram realizados 65 mil exames de eletrocardiograma – com laudo do Tele-ECG – no Litoral paranaense.
Para o mês de agosto, estão previstas visitas nas Regionais de Saúde de Pato Branco e Toledo para a implantação da Tele-ECG.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: