A rápida pancada de chuva registrada na tarde desta quinta-feira (18) foi suficiente para derrubar a temperatura em Londrina. Por volta das 14h, os termômetros da estação do Sistema Meteorológico do Paraná (Simpear) na cidade acusavam 27,6ºC. Às 17h30, logo após a chuva, eles marcavam 16,5ºC.
De acordo com o Simepar, a precipitação acumulada até as 18h era de 4,2 milímetros. Durante o vendaval que precedeu à chuva, uma árvore caiu sobre a avenida Saul Elkind e acabou atingindo uma motociclista. O Corpo de Bombeiros também registrou outras duas quedas de árvore, uma no Limoeiro e outra no Leonor - estas ocorrências sem vítimas ou danos materiais.
A frente fria está sobre todo o Paraná, mas os temporais mais fortes ocorreram na região Oeste. Para esta sexta-feira (19), a previsão é de mínima de 15ºC e máxima de 26ºC em Londrina. São esperadas pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde e a noite.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
No sábado (20), a chuva deve se intensificar, sobretudo no período da manhã. A mínima também deve ficar na casa dos 15ºC e a máxima não deve passar de 22ºC.
Quedas de energia
O temporal desta tarde também provocou danos na rede elétrica de cidades do Norte do Paraná. A queda de galhos e a incidência de raios causaram desligamentos em todo o município de Tamarana e Prado Ferreira, além de boa parte dos domicílios de Mauá da Serra, Centenário do Sul, Califórnia, Congonhinhas, Rio Bom, São Jerônimo da Serra, Bom Sucesso e Guaraci. Em menores proporções, houve também interrupções em Londrina, Apucarana, Miraselva, Porecatu e Cambira.
Segundo a Copel, às 17h havia, em toda a região, 39 mil imóveis sem luz e mais de 500 ocorrências para atendimento das equipes de operação e manutenção. Eletricistas percorreram no final da tarde um trecho entre Mauá da Serra e Tamarana e outro localizado entre Miraselva e Prado Ferreira a fim de localizar a causa da interrupção nos dois municípios que tiveram danos na fonte de abastecimento.
Já em Apucarana, ao menos dois postes foram quebrados: o primeiro devido à forte chuva, no Conjunto João Paulo, e o segundo atingido por um veículo na saída para Jandaia do Sul. A perspectiva é de que o fornecimento seja restabelecido para a maioria das residências ainda no começo da noite.
Em nota, a Copel lembra que, em situações de temporal, deve-se manter distância de fios rompidos e acionar a empresa em qualquer situação de risco. O telefone da Companhia é o 0800 51 00 116.
A falta de luz também pode ser comunicada gratuitamente por SMS para o número 28593, enviando as letras SL e o número que fica destacado em amarelo na conta de luz. Para celulares conectados à internet, a empresa disponibiliza em Android e iOS o aplicativo gratuito Copel Mobile. (com informações da assessoria de imprensa da Copel)