O desgaste emocional que toma conta da vítima de um delito ganha maior proporção no momento em que procura a polícia para registrar a ocorrência. Pelo menos nesta época do ano, quando ela tem de aguardar por mais de duas horas para ser atendida no plantão da Polícia Civil, na Avenida Leste-Oeste, centro de Londrina, no prédio da 10ª Subdivisão Policial (SDP). A reportagem foi até lá na última quinta-feira (4) e ouviu os usuários.
Acompanhada da filha pequena, a assistente de faturamento Bruna Stefani da Silva foi até a 10ª SDP após ser fisicamente agredida. Por pouco ela não completou três horas de espera. "Fui vítima de agressão. Cheguei aqui ao meio-dia e só fui atendida perto das 14h30. Estou saindo só agora [14h45]", disse ela. "Desde que cheguei, dois policiais se revezavam, mas somente um permanecia registrando os boletins de ocorrência." Situação parecida com a do representante comercial Waldir de Almeida. "Tive a minha casa invadida no início desta semana. Cheguei nesta delegacia por volta do meio-dia, mas ainda não fui atendido", relatou, por volta das 14 horas.
Tinha gente que desistia após se deparar com a sala lotada. Com as cadeiras ocupadas, algumas pessoas se mantinham em pé. Acompanhando a mãe, uma criança se sentou no chão da sala.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Persistente, a vendedora autônoma Roberta Moreira precisou se deslocar duas vezes até a 10ª SDP para registrar a ocorrência. "É a segunda vez que venho, só hoje. Na primeira, antes do meio-dia, me disseram que o sistema estava fora do ar e que por isso demoraria ainda mais. Tive de ir embora para dar o almoço às minhas duas filhas", contou. Ela ainda lamentou as vendas que deixou de fazer aguardando pelo atendimento.
Delegacia eletrônica
Além da 10ª SDP, o registro de ocorrência pode ser realizado em delegacias e distritos policiais (DPs) regionais de Londrina. Somente o 3°DP, na zona oeste, não o faz atualmente.
O Boletim de Ocorrência (B.O) também pode ser feito pela internet, por meio do endereço eletrônico www.delegaciaeletronica.pr.gov.br. O registro pela internet é uma opção adicional, mas não impede que a delegacia local registre o fato. Somente para fatos ocorridos no Paraná.
Segundo o próprio site, as ocorrências registradas pela Delegacia Eletrônica são: furto ou perda de placa de veículo; furto ou perda de documentos pessoais, títulos e certidões; furto ou perda de objetos e aparelhos eletrônicos; furto ou perda de referências financeiras (cartões bancários, cheques e dinheiro); e denúncias anônimas ou denúncia com identificação para retorno da investigação.
Nova 10ª SDP vai agilizar atendimento
A 10ª SDP explicou que Polícia Civil esteve em recesso por quatro dias (de 26 a 29 de dezembro). As delegacias regionais estavam fechadas, centralizando o atendimento na Avenida Leste-Oeste. O recesso pode ter colaborado com o atraso no atendimento dos últimos dias.
A 10ª SDP informou ainda que as atividades serão transferidas para um prédio na zona leste. O imóvel de três andares fica na Rua Santa Cruz, quase esquina com a Avenida Santos Dumont, e passa por reformas e ajustes. As melhorias vão permitir que mais boletins de ocorrência sejam registrados, dando mais vazão à demanda de pessoas. A previsão é de que o espaço seja aberto ao público ainda neste mês.