Londrina conquistou o título brasileiro de Sumô na categoria feminino e a equipe masculina ficou em sexto lugar entre as 18 participantes do 52º Campeonato Brasileiro de Sumô, disputado neste final de semana (dias 22 e 23), em Araçatuba, interior de São Paulo. Os sumotoris, como são conhecidos os lutadores do esporte, do time da capital paulista ficaram com o título brasileiro entre os homens.
Garantiram o título para a equipe feminina londrinense, as conquistas individuais de Janaina Silva, Jaqueline Silva, Louise Cardoso, Sisneide de Paula e Amanda Midori, além dos seguintes resultados: 2º e 3º lugares, no individual juvenil, e no absoluto individual, acima de 120 kg; 3º lugar, no peso médio, e os três primeiros lugares no peso pesado.
Conforme o presidente da União Londrinense de Sumô (ULS), Cassiano Joaquim Gomes, conhecido como Tigrão, a cidade, que representou o Paraná na competição, foi a maior delegação representada por 45 sumotoris, de cinco academias de sumô da cidade (Tigre, Tradição, Tsunami, Força e Yama Sumô).
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
A equipe londrinense apresentou uma novidade que foi o atleta Brendom Guimarães, primeiro deficiente visual sumotori no mundo. "Não houve nenhum preparo especial e ele lutou contra um atleta normal", destacou Tigrão, que foi premiado como melhor técnico da competição nas equipes masculina e feminina. Outro destaque de Londrina no torneio, foi a participação do atleta Anderson Santana, na equipe brasileira que disputou o Torneio da Amizade, disputado contra o Japão, Paraguai e Argentina.