A UEL (Universidade Estadual de Londrina) irá oferecer curso preparatório para o ingresso na pós-graduação voltado principalmente à população negra, além de ampliar as ações da campanha UEL na Luta Contra o Racismo.
As iniciativas serão viabilizadas com recursos federais destinados à universidade por meio de emenda parlamentar da deputada federal Carol Dartora, primeira mulher negra eleita para o cargo pelo Paraná. O anúncio oficial foi realizado na tarde da última sexta (14).
Leia mais:
Entidades de Londrina cobram diálogo com Tiago Amaral sobre secretarias fundidas
Violência em Londrina: organização faz retrospecto de feminicídios em 2024
Moradores da Zona Sul de Londrina devem ficar sem água na próxima quarta
Estudantes de Camarões desembarcam em Londrina para intercâmbio no IFPR
De acordo com a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros), professora Marleide Perrude, o investimento será efetivado na ampliação das ações da campanha antirracista por meio da aquisição de materiais didáticos e na produção de vídeos institucionais.
Em outra frente mais ampla, a UEL vai atuar no fortalecimento dos estudantes que desejam acessar a pós-graduação com a implementação do curso, chamado de “pré-pós”.
“Identificamos a necessidade de fortalecimento destes estudantes para acessar a pós-graduação, desde questões como entender os editais, terem cursos de idiomas, a preparação de pré-projeto, elaboração do currículo Lattes, entender as linhas de pesquisa. Então, vamos oferecer um curso que estamos chamando de ‘pré-pós’, justamente para fortalecer o acesso, principalmente, dos estudantes negros”, explica a coordenadora do Neab.
Perrude destaca que a iniciativa não é inédita no estado e possui inspiração no curso oferecido pela Superintendência de Inclusão e Políticas Afirmativa e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é implementar duas turmas com 30 estudantes cada.
“A previsão é 2025 uma turma de 30 e 2026 outra. O projeto é para dois anos”, adianta a professora.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: