Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Brasil

Uso irregular de medicamentos preocupa especialistas

Redação Bonde
05 jul 2006 às 19:35
Dados apontam que 90% dos medicamentos produzidos no Brasil são consumidos por apenas 15% da população - Carllos Bozelli/AF
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os números do uso de medicamentos no Brasil são assustadores: 15% da população consomem 90% da produção farmacêutica; 25% a 70% dos gastos, em saúde, correspondem a despesas com medicamentos e, de 50% a 70% das consultas médicas geram receitas, mesmo que o paciente não necessite de medicamento, segundo a pesquisa, o que tem causado muitas intoxicações por uso indevido.

Os dados foram apresentados durante o 1° Encontro Nacional para Implementação da Política de Uso Racional de Medicamentos, realizado em Curitiba, do qual participaram farmacêuticos da Secretaria de Saúde de Londrina. O levantamento atesta ainda, que 75% das prescrições médicas têm utilização errônea de antibióticos que levam, na maioria dos casos, pacientes a adquirir resistência bacteriana e que somente 50% dos pacientes usam medicamentos corretamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a farmacêutica da Centrofarma, da Secretaria de Saúde, Fabiana Daher Costa, vive-se hoje no Brasil uma cultura medicalizadora, onde o sistema de saúde é organizado numa concepção curativa e a população muitas vezes exige do médico uma prescrição. "As pessoas acham que é o remédio que cura e não a mudança de hábitos, alimentação e outras terapias. Auto-medicação é um problema de saúde pública", declarou. De acordo com Fabiana, "muitos profissionais da saúde acabam receitando novidades, influenciados pela propaganda dos laboratórios".

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste sábado (20)

Cine Diversidade exibe documentário sobre ativista trans Marsha P. Johnson

Imagem de destaque
Provas em fase única

UEL anuncia identidade visual do Vestibular 2025

Imagem de destaque
Segundo de 2024

Mutirão entrega cartões Comida Boa neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Previsão do tempo

Frente fria permanece sobre Londrina e final de semana deve ter temperaturas baixas


Londrina vem participando da elaboração de novas políticas visando o uso racional de medicamento porque a cidade é um exemplo nesta área. "Como estratégia de solução para o problema apontamos a construção de uma nova cultura com a classe médica, pautada em prescrições racionais; a prioridade de receitar os medicamentos essenciais definidos pela Relação Nacional de Medicamentos e acompanhadas pelos comitês de farmácia e terapêutica", informou Fabiana.

Segundo a farmacêutica, Londrina tem a sua comissão de farmácia e terapêutica, formada por médicos, farmacêuticos e enfermeiros, com caráter consultivo e técnico, em funcionamento desde 2001. O objetivo é assessorar na implementação das políticas de medicamentos, como seleção, programação, prescrição, dispensação e uso racional. (Com informações da ACPML)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade