A ''vaca mecânica'' inaugurada em 27 de setembro pelo Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar) de Londrina só funcionou cerca de um mês e há mais de 15 dias está parada.
O motivo é que as instalações elétrica e hidráulica do prédio onde o Provopar instalou o equipamento, na Avenida J.K., não aguentaram a demanda.
A máquina, que produz alimento líquido de soja semelhante ao leite, estava gastando cerca de 700 litros de água por dia e consumindo muita energia. ''A energia do prédio começou a cair e a água da caixa acabava'', justificou a gerente administrativa do programa, Lenir Cândida de Assis.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
O equipamento custou R$ 40 mil e foi paga com verbas do Provopar e por meio de um convênio com a Sercomtel. A capacidade de produção é de 600 litros de leite de soja por dia.
Segundo o supervisor do projeto, José Aureliano Sabino não houve prejuízo na alimentação das crianças assistidas pelo programa porque o Provopar entrega diariamente leite de vaca para as crianças. ''O leite de soja era distribuído uma vez por semana e funcionava como um complemento'', destacou. Segundo ele, o programa pediu prazo de 20 dias para voltar a produzir o alimento de soja.