Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Abre e fecha

Veja quais serviços da Prefeitura de Londrina estarão funcionando no feriado desta sexta

Redação Bonde com N.Com
05 jun 2024 às 18:13
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por conta do feriado municipal do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina, que será celebrado na sexta-feira (7), a sede administrativa da Prefeitura de Londrina, localizada no Centro Cívico (avenida Duque de Caxias, 635), estará fechada na data comemorativa e retomará o funcionamento regular na segunda-feira (10). 


A mesma regra vale para os polos descentralizados das secretarias e órgãos vinculados ao Executivo, que também não terão expediente no dia 7. Isso inclui a Cohab-LD, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Acesf, Procon-LD, Sema e outros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O feriado religioso do padroeiro de Londrina é uma data móvel celebrada na segunda sexta-feira após o dia de Corpus Christi. Em 2024, a oficialização e vigência é norteada pelo Decreto nº 75, publicado no dia 17 de janeiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em trecho de 6,3 km

Londrina: concluído recape na rodovia que liga os distritos de Irerê e Paiquerê

Imagem de destaque
Confira relato de paciente

Câmara de Londrina promove audiência pública sobre acesso a medicamentos à base de Cannabidiol

Imagem de destaque
Nesta quinta

Parque Arthur Thomas terá trilha guiada em celebração ao 'Junho Verde' em Londrina

Imagem de destaque
Zona sul

Em Londrina, UBS do Ouro Branco retoma atendimento normal a partir desta segunda


Como já ocorre de praxe, em dias de feriado ou data comemorativa com ponto facultativo, os serviços denominados essenciais continuarão operando no feriado e também neste fim de semana, sem interrupções ou prejuízos.

Publicidade


Nesse caso, as equipes serão escaladas em cada unidade conforme as demandas e exigências. Esses trabalhos abrangem atendimentos de saúde, segurança pública, serviços funerários e outros, que permanecerão funcionando.


Imagem
Confira os horários dos shoppings de Londrina nesta sexta, feriado do padroeiro
Os shoppings de Londrina terão horários diferenciados nesta sexta-feira (7), dia de celebração do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade.


Saúde

Publicidade


Na sexta-feira (7), estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica Municipal, a Farmácia Municipal e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Infantil (CAPS I). Essas unidades de saúde reabrem para atendimento aos usuários na segunda-feira (10), em horário normal.


No dia 7 e em todo fim de semana, funcionarão normalmente os plantões dos Prontos Atendimentos (PA) do Maria Cecília (18 horas) e do Jardim Leonor (24 horas). Estarão abertas, 24 horas e todos os dias, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Jardim do Sol) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará), esta última para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue.

Publicidade


Os atendimentos realizados pelo Pronto Atendimento (PA) do União da Vitória, cujo prédio está passando por reformas, ocorrem na UBS do Ouro Branco, com funcionamento das 7h às 23h, também operando regularmente na sexta-feira, sábado e domingo, sem nenhuma alteração.


O Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai, Pronto Atendimento Psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192) também atenderão normalmente, todos os dias.

Publicidade


Educação

Toda as unidades escolares que integram a rede municipal de ensino não terão aulas no dia do feriado em Londrina, e abrirão novamente na segunda-feira, incluindo as escolas, Centros Municipais de Educação (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados.

Publicidade


Defesa social


No feriado e no fim de semana todo, a GM (Guarda Municipal) de Londrina continuará operando normalmente, 24 horas por dia. Os serviços contemplam patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços similares. Além disso, prosseguem igualmente o serviço de videomonitoramento da GML, entre outros. A população pode registrar denúncias e ocorrências pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

Publicidade


Acesf


Em conformidade com a determinação geral da Prefeitura de Londrina, a sede administrativa da Acesf, localizada na avenida Juscelino Kubitschek, não terá atendimentos no feriado do padroeiro de Londrina.


Somente as demandas administrativas ficarão suspensas nesse dia, e continuam sendo realizados, nos mesmos moldes de sempre, durante 24 horas, todos os dias, os atendimentos funerários.


Parque Arthur Thomas


Sempre uma boa opção de passeio, lazer e diversão para as famílias londrinenses e visitantes da cidade, o Parque Municipal Arthur Thomas estará aberto também no feriado desta sexta-feira (7), das 8h às 17h. O parque fica aberto de terça a domingo, neste mesmo horário, e fecha somente nas segundas-feiras.


Por sua vez, a sede administrativa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que também opera no espaço do Parque Arthur Thomas, estará fechada no feriado municipal e fim de semana, voltando a abrir as portas na próxima segunda-feira (10).


Cultura


A agenda de eventos divulgada permanentemente pela Secretaria Municipal de Cultura, em seus canais de comunicação, também traz uma série de atrações para diversos gostos e idades, reunindo atrações em diferentes regiões de Londrina. A programação pode ser acompanhada nas páginas do Facebook e Instagram da SMC.


Restaurante Popular e Agência do Trabalhador


O local ficará fechado ao público, excepcionalmente, no feriado, reabrindo na segunda-feira (10). O funcionamento regular do RP é das 11h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Rua Professor João Cândido, 14, em frente ao Terminal Central Urbano.


A Agência do Trabalhador (Sine) e demais serviços realizados diretamente nesta sede estarão suspensos no dia do feriado. No entanto, uma série de serviços – vagas de trabalho, seguro desemprego e outros – continuam disponíveis para a população, por meio do Portal da Prefeitura.


Agenda da CMTU


Em função do feriado municipal do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro de Londrina, os setores administrativos e de atendimento ao público da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estarão fechados nesta sexta-feira (7). O expediente normal será retomado na segunda-feira (10), data em que poderão ser protocolados os processos de trânsito vencidos durante o recesso.


Os ônibus do transporte coletivo circularão com os horários relativos aos dias úteis, enquanto, no Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), administrado pela CMTU, haverá expediente somente das equipes operacionais, com recesso dos trabalhos administrativos.


Os agentes de trânsito atuarão em escala reduzida, com patrulhamento e monitoramento do tráfego em regime de plantão. Além da fiscalização nas ruas, os servidores realizarão o fechamento das vias no entorno do Igapó II, como ocorre aos domingos e feriados, para a prática esportiva e de lazer.


A execução dos serviços de limpeza pública, entre eles capina do mato, varrição de vias, lavagem de calçadas e conservação de lagos, será interrompida na sexta e restabelecida no dia seguinte.


A coleta do lixo domiciliar, que inclui o rejeito e os resíduos orgânicos, será feita normalmente, percorrendo os bairros já atendidos às sextas-feiras. O recolhimento do material reciclável, por sua vez, será operado de maneira diferenciada, de acordo com o regime de trabalho das cooperativas de catadores.


A Cooper Região irá funcionar regularmente, passando pelos locais sob sua responsabilidade como de costume. As demais cooperativas compensarão o serviço do dia parado na segunda-feira (10). Para conhecer a associação de coleta encarregada por cada área no município, o morador pode acessar o endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br, clicando na opção “Mapa Geral da Coleta Seletiva”.


Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, nas regiões leste e norte, respectivamente, estarão fechados no feriado. Os espaços voltarão a receber entulhos dos moradores no sábado (8), das 8h às 15h30.


As feiras livres e feiras noturnas serão realizadas normalmente, com presença facultativa dos comerciantes. Mais informações sobre a programação dos serviços podem ser obtidas pelo telefone (43) 3379-7900, até as 17h de quinta-feira (6).

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade