A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Sanitária, intensificou nesta quinta-feira (23) a fiscalização de alimentos realizada no período de Quaresma. O plano de fiscalização, que tradicionalmente foca na inspeção de locais que comercializam peixes e frutos do mar, passou a incluir também as carnes bovina, suína e de frango, por conta da operação "Carne Fraca", realizada pela Polícia Federal.
Nesta quinta-feira (23), já foram inspecionados 30 comércios. Destes, em três foram encontradas irregularidades em relação à conservação e validade dos produtos. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Caldeira, a fiscalização que a Prefeitura realiza envolve o comércio de alimentos, como supermercados, açougues e peixarias. "Já os frigoríficos e abatedouros são fiscalizados por órgãos do governo estadual ou federal", explicou.
Sandra ressaltou que a campanha de fiscalização durante a Quaresma e Semana Santa foca nos pescados, pois são os produtos com expressiva alta de consumo no período. "Desde segunda-feira (20) estamos atendendo as reclamações dos consumidores quanto às demais carnes", citou.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
O coordenador de Alimentos da Gerência de Vigilância Sanitária, Pedro Afonso, acrescentou que as inspeções pontuais nos comércios de carnes e pescados serão realizadas novamente amanhã (24), e prosseguem na próxima semana. "Após esse período, a Coordenadoria de Alimentos entrará nos processos rotineiros de trabalho", explicou.
Orientações – A Vigilância Sanitária recomenda que o consumidor sempre confira, dentro do estabelecimento comercial, a data de validade, as condições de armazenamento em ambiente resfriado para sua conservação, e também a qualquer alteração na aparência do alimento. Além da cor, é importante observar a textura e se há odor.
Em caso de dúvidas, suspeitas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com a Gerência de Vigilância Sanitária da SMS, pelo portal da Prefeitura de Londrina no link "Fale com a Prefeitura – Ouvidoria", www.londrina.pr.gov.br. O atendimento pode ser feito também pessoalmente, no protocolo da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Atílio Octavio Bisato, 480, Vila Siam, das 8h às 13h30.