Você, ao ver um pedestre tentando cruzar a rua pela faixa, dá preferência a ele? E você, pedestre, tem coragem de atravessar uma via ao verificar que um veículo está vindo? Sabendo que a maioria dos motoristas e pedestres respondem não a estas perguntas, o Conselho Nacional de Trânsito, mais uma vez, enfatiza o respeito à faixa de pedestre na campanha anual contra a violência no trânsito.
Em Londrina, a primeira etapa da campanha foi a pintura e repintura das faixas de pedestres de toda a cidade, especialmente aquelas localizadas nos cruzamentos onde não há semáforos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a obrigação do motorista é parar antes da faixa ao observar um pedestre tentando cruzar a rua.
Muitos, no entanto, acham que a obrigação é do pedestre. "Quem pensa assim é porque "comprou" a habilitação e não conhece o código de trânsito", criticou o diretor de Trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem. "A faixa de pedestre é praticamente uma placa de "pare". A preferência é sempre do pedestre", ensinou.
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Os veículos devem dar sempre preferência e adotar uma conduta defensiva em relação ao pedestre, o "ator" mais vulnerável do trânsito. Durante o começo da panfletagem, um motorista demonstrou-se "revoltado" com a campanha "Pé na faixa", dizendo que os "pedestres não respeitam os carros" e que "só atrapalham o trânsito".
Dalbem não deixou o infeliz comentário sem resposta: "Hoje há uma inversão de valores: as pessoas se preocupam mais com o trânsito do que com a vida. Temos que mudar este comportamento". Outro motorista, ao ser abordado pelos colaboradores da campanha disse algo parecido com esta frase: "Se eu tiver que parar em cada faixa, vão bater na traseira do meu carro e vou ficar no prejuízo".
Outra vez, o major Dalbem interferiu e explicou ao condutor: "Imagine se seu filho estiver cruzando um rua e encontrar um motorista que pense como o senhor, que dê mais valor à máquina, ao veículo do que à vida".
Segundo o diretor de Trânsito, a campanha, que começou esta semana, não tem data para terminar. "Só vamos encerrá-la quando tivermos mudado a cultura, o comportamento".
E essa mudança é possível. Em Brasília e Maringá, por exemplo, o simples fato do pedestre colocar o pé na faixa faz com que os condutores reduzam a velocidade e parem, dando preferência ao pedestre. Para isso, no entanto, essas cidades mantiveram campanhas permanentes de educação e passaram a multar os motoristas infratores.
Apenas em 2009, 31 pessoas morreram no trânsito de Londrina e 3 mil ficaram feridas. O custo para atender uma vítima de acidente de trânsito é de aproximadamente R$ 5 mil, se não houver internação em unidade de terapia intensiva (UTI).
Veja aqui a programação completa da semana de trânsito em Londrina.