Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paralisia infantil

900 mil crianças devem ser vacinadas neste sábado

Simone Albieri - Folha News
07 jun 2005 às 15:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo sábado a campanha de combate à poliomielite. A doença, popularmente conhecida como paralisia infantil, terá postos de vacinação em todo o Paraná. O objetivo da Secretaria é imunizar todas as crianças de zero a quatro anos de idade, ou seja 899.412 crianças em todo o Paraná. As informações são da AEN.

A campanha será realizada em duas etapas. A primeira no dia 11 de junho e a segunda no dia 20 de agosto, também num sábado. Para essa primeira fase foram disponibilizadas 1,5 milhão de doses de vacina Sabin. Cerca de 9.600 pessoas estarão trabalhando na campanha, atendendo nos 8.700 postos de saúde do Estado que funcionarão das 8h às 17h.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como a poliomielite não está erradica em todos os continentes e ainda há casos em vários países, há riscos de reintrodução nos estados brasileiros, inclusive no Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Melhores do estado

Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná


A doença não apresenta nenhum caso no país desde 1989 e no Paraná desde 1986. As vacinas contra a poliomielite também estão disponíveis fora de época de campanha de vacinação nas unidades de saúde.


A Poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa que atinge apenas o ser humano. Ela é causada pelo poliovírus em um dos seus sub-tipos: 1, 2 ou 3 e é transmitido de pessoa para pessoa.

A doença é caracterizada por paralisia flácida de início súbito, que apresenta os sinais cerca de 7 a 21 dias após a infecção. Acomete, em geral, os membros inferiores, tendo como principal característica flacidez muscular, deficiência motora e febre e ataca cerca de uma em cada 200 pessoas. Aproximadamente, de 5% a 10% das pessoas evoluem para o óbito por asfixia, causada pela paralisação dos músculos respiratórios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo