O abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana só deve voltar ao normal no início da noite deste sábado. Desde a madrugada desta sexta-feira, aproximadamente 1,1 milhão de pessoas estão sem receber o líquido por causa de obras da Sanepar.
De acordo com o gerente de distribuição da Sanepar, Celso Luis Thomaz, o abastecimento pode se normalizar antes se o clima se mantiver frio e, por consequência, as pessoas utilizarem menos água. "A volta no início da noite é a mais pessimista. Algumas regiões devem voltar ao normal no decorrer do dia."
Cinquenta e quatro bairros de Curitiba e parte dos municípios de Colombo, Piraquara e São José dos Pinhais estão sem água desde as 4 horas da madrugada de sexta-feira por causa das obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Iguaçu. De acordo com Thomaz, a Sanepar interrompeu a produção para colocar operação um novo reservatório com capacidade para 15 milhões de litros e mais quatro filtros na ETA Iguaçu e também interligar uma adutora do reservatório Corte Branco com o sistema do Xaxim.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Até o início do mês de outubro, outra obra da Sanepar deve prejudicar o abastecimento. A empresa vai interligar uma adutora no reservatório do Passaúna. Cerca de 600 mil moradores das regiões abastecidas pela represa ficarão sem água durante a obra.
Os bairros atingidos pelas obras no ETA Iguaçu são Água Verde, Alto da Glória, Barreirinha, Batel, Bigorrilho, Boqueirão, Cabral, Cajuru, Campina do Siqueira, Fanny, Guabirotuba, Guaíra, Hauer, Jd. das Américas, Novo Mundo, Santa Cândida, Seminário, Taboão, Tingui, Uberaba, Vila Izabel, Abranches, Ahú, Alto Boqueirão, Alto da XV, Atuba, Bacacheri, Boa Vista, Bom Retiro, Cachoeira, Capão da Imbuia, Capão Raso, Centro, Centro Cívico, Cidade Industrial, Cristo Rei, Hugo Lange, Jd. Botânico, Jd. Social, Juvevê, Lindóia, Mercês, Parolin, Pilarzinho, Pinheirinho, Portão, Prado Velho, Rebouças, Santa quitéria, São Francisco, São Lourenço, Tarumã, Vista Alegre e Xaxim.