Os cerca de 200 funcionários que trabalham no controle da dengue retornaram ao trabalho na manhã desta terça-feira (19) após um acordo firmado entre a empresa Saneamento Ambiental Urbano (SAU), a prefeitura de Curitiba e o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco). Eles estavam em greve desde o dia 6 de fevereiro.
Segundo o presidente do Siemaco, Manasses Oliveira, o acordo, firmado com mediação do Ministério Público do Trabalho (MTP) prevê o pagamento dos salários atrasados de janeiro, mediante repasse da verba da prefeitura para a empresa que contrata os funcionários. "Também houve decisão para o adiantamento de parte do dinheiro do mês de fevereiro para que os funcionários não fiquem sem receber de novo", explicou.
De acordo com a prefeitura de Curitiba, a empresa se comprometeu a fazer, em um prazo de dez dias, a regularização da sua situação na Justiça do Trabalho e, desta forma, retirar a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. Este documento, segundo a prefeitura, é necessário para que a Secretaria de Finanças possa repassar mensalmente os valores para a SAU. Segundo a prefeitura, a empresa teria pendências na Justiça que impediram a retirada dessa certidão e, com isso, a prefeitura não podia liberar a verba.
Leia mais:
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Multinacional não prova justificava da dispensa e gestor tem demissão por justa causa revertida no Paraná
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Ainda segundo Oliveira, o Sindicato, a prefeitura e a empresa fecharam acordo para que fosse repassada mensagem para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que deve votar sobre o repasse de verba devida aos funcionários relativa a um residual do salário de 2012.