Alunos, servidores e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fizeram uma manifestação na Praça Santos Andrade, em Curitiba, na manhã desta quinta-feira.
A manifestação foi o lançamento da campanha "UFPR Viva", que pede a contratação de professores efetivos e servidores, recursos para a manutenção e aumento das vagas da universidade.
Chovia muito no momento da manisfestação, o que não impediu os estudantes de seguirem um carro de som cantando slogans como "não pago, não pago, não pago, educação é dever do estado", carregando cartazes e faixas. A passeata foi da Praça Santos Andrade até a Reitoria.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
A campanha deve continuar promovendo debates e manifestações e pretende conseguir uma audiência com o ministro da Educação, Cristóvam Buarque. Segundo informações da Rádio CBN, somente as dívidas de água e luz da UFPR já somam 3 milhões de reais e a previsão é de que os recursos para o próximo ano diminuam cerca de 17%.
O quadro de professores pode entrar em colapso. Com a reforma da Previdência, os pedidos de aposentadoria aumentaram. Neste ano já foram 88, e mais 135 devem ocorrer em 2004, mas, por enquanto, apenas 67 novas vagas foram abertas.