A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa do Paraná deu parecer favorável à inclusão do município de Arapongas na Região Metropolitana de Londrina (RML).
O projeto de lei complementar 426/12 é de autoria do deputado Waldyr Pugliesi (PMDB) e foi apresentado em agosto de 2012. Na justificativa, ele informa que Arapongas está a 35 quilômetros de Londrina, distância menor do que a de outros municípios já integrantes da Região Metropolitana. Aponta ainda que a integração beneficiará moradores de Arapongas e outras cidades, "estabelecendo-se um maior fluxo de pessoas e serviços, aprofundando as relações sociais e aumentando a movimentação financeira da região".
Relator do projeto na CCJ, o deputado estadual Tercilio Turini (PPS) destaca a importância do município como pólo industrial, principalmente no setor moveleiro, e diz que a sua participação fortalece a Região Metropolitana.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
"Arapongas é uma cidade em desenvolvimento, que já tem muitas ligações com Londrina na área econômica, com intercâmbio de negócios e também em atividades relacionadas ao comércio, lazer e prestação de serviços nas áreas de saúde e educação. É um município de destaque e também bem próximo territorialmente. Portanto, é muito positiva a sua inclusão porque vai fortalecer as reivindicações regionais nos programas estaduais e federais que atendem regiões metropolitanas", afirma Turini.
Os municípios que integram a Região Metropolitana são Londrina, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Ibiporã, Rolândia, Sertanópolis, Tamarana, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Assaí, Sabáudia, Jaguapitã, Pitangueiras, Florestópolis e Porecatu.
Outro projeto ainda prevê a inclusão de Miraselva e Prado Ferreira.