O Congresso Nacional aprovou na terça-feira (20) a inclusão do Arco Norte no Plano Plurianual de 2012-2015, com investimentos de R$ 300 milhões.
Como o projeto é uma parceria público-privada (PPP), um estudo de viabilidade deve ser apresentado, prevendo recursos do governo federal e da iniciativa privada. "Isso não significa garantia de recursos federais. Ele estará previsto como um dos projetos prioritários do Governo Federal, mas para isso é preciso ter o envolvimento efetivo dos setores empresariais e também do Governo do Estado, que precisará está disposto a investir na viabilização do estudo", afirmou o deputado federal André Vargas (PT).
Consórcio
As cidades da região norte do estado deram um passo importante para a implementação do projeto de desenvolvimento regional, denominado Arco Norte, que tem como âncora um aeroporto internacional de cargas. O espaço seria instalado na região sul de Londrina, próximo à Mata dos Godoy. Os prefeito se reuniram nesta terça-feira (20) para oficializada a criação do Consórcio intermunicipal Arco Norte. A medida reúne as cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Assaí, Jataizinho e Ibiporã.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
O projeto Arco Norte faz parte de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, que tem o objetivo de elevar o norte do Paraná a um patamar diferenciado de competitividade, proporcionando atração de investimentos públicos e privados em níveis nacional e internacional.
Ele prevê a integração viária dos oitos municípios, convergindo para o futuro aeroporto de cargas e complexo logístico.