Um projeto que tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana em Curitiba, por meio da implantação de ciclovias nas avenidas com canteiro central, foi protocolado na Câmara Municipal na última semana.
A iniciativa, apresentada como proposta ao Executivo, estabelece que a ciclovia poderá ser compartilhada por pedestres e ciclistas. Além disso, o texto proíbe o estacionamento, ou qualquer outro tipo de impedimento ao trânsito, assim como comportamentos, por parte dos ciclistas, que coloquem em risco a segurança de outras pessoas.
Conforme a justificativa apresentada, as ciclovias custam pouco e trazem vários benefícios, razões pelas quais ações semelhantes teriam sido realizadas em outras cidades, trazendo ganhos para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. "Curitiba tem mais de um milhão de carros e está cada vez mais difícil transitar na cidade. Isso sem falar na poluição sonora e nos efeitos dos gases nocivos à saúde produzidos pelos automóveis. Temos que incentivar o uso da bicicleta para minimizar esses problemas", afirma o documento.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Outro argumento apresentado é que a via de circulação exclusiva é uma forma simples e eficaz de reduzir o número de acidentes, priorizando o bem-estar da população, a qualidade de vida e um transporte de baixo custo.
Após ser analisada pela Procuradoria Jurídica da Casa, a matéria será examinada pelas comissões do Legislativo. Caso receba parecer favorável à tramitação, deverá ser discutida e ainda votada em plenário.