Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acesso gratuito

Biblioteca Pública ganha centro de acesso à internet

Redação - Bonde
28 out 2003 às 10:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Roberto Requião faz às 14 horas desta terça-feira a inauguração oficial do telecentro 'Paranavegar' da Biblioteca Pública do Paraná.

O objetivo dos telecentros é possibilitar à população o acesso à informática e internet, ampliando o poder de conhecimento do usuário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iniciativa é da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos (SEAE) e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), em parceria com a Biblioteca Pública.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


O telecentro da Biblioteca Pública funciona desde o início de outubro, com seis computadores ligados à internet e que ficam à disposição dos visitantes para acessar gratuitamente todos os serviços da rede.

Publicidade


Ele tem recebido uma média de 80 visitantes por dia, principalmente jovens e adultos que querem trocar e-mails, procurar empregos na rede ou acessar serviços como a declaração de isento da Receita Federal.


O telecentro da Biblioteca Pública e os outros cinco já instalados no estado utilizam os chamados softwares livres. O projeto dos telecentros se tornou viável porque neles são usados apenas esses programas, que dispensam gasto com licenciamento.

Publicidade


Os micros da biblioteca, por exemplo, têm sistema operacional GNU/Linux, suíte Open Office e browser Mozilla. Segundo dados da Celepar, graças ao uso de softwares livres o custo de implementação de um telecentro cai de R$ 47,9 mil para R$ 27,5 mil.


"Com esses softwares podemos aproveitar computares que estão defasados para programas proprietários e mais pesados", explica o coordenador de Atendimento da Celepar, Afonso Machado Newton Neto.

Publicidade


A implementação de telecentros no Paraná não acaba na Biblioteca Pública. Segundo Márcia Schüller, coordenadora do projeto, o objetivo e encerrar o ano com 20 telecentros em pleno funcionamento, e chegar a cem no final de 2004.


A prioridade é para comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre as quais estão a Reserva indígena de Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, e o assentamento do MST em São Miguel do Iguaçu.

Publicidade


Já estão em funcionamento também telecentros em Ventania, Ortigueira, no Instituto Paranaense dos Cegos, e dois na Ilha do Mel. O próximo a abrir será o de Guaraqueçaba, onde os monitores estão em treinamento.


As oportunidades oferecidas pelos softwares livres em iniciativas públicas e privadas serão discutidas durante a Conferência Internacional Software Livre Brasil, que será realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro em Curitiba.

A conferência promete ser o maior evento do gênero na América Latina, reunindo alguns dos maiores gurus internacionais do software livre, como Richard Stallman, o pioneiro criador do Projeto GNU e da Free Software Foundation, e Jon "Maddog" Hall, presidente da Linux Internacional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo