O quinto boletim de balneabilidade divulgado, nesta hoje (10), pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apresentou - assim como na semana anterior - 26 locais impróprios para banho no litoral paranaense.
A variação mais positiva ocorreu no município de Guaratuba, onde três pontos tornaram-se próprios para banho. Já em Matinhos, cinco locais apresentaram altos índices de coliformes fecais, o que os torna impróprios para o banho de mar.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a boa notícia nesta semana, foi a recuperação dos três pontos no balneário de Guaratuba. "Demonstra que a campanha para as ligações das residências à rede coletora de esgoto da Sanepar, que garantiu a adesão de cerca de 85% da população, influenciou de maneira positiva na qualidade da água, mesmo em períodos chuvosos. Isso não ocorreu nos demais municípios que não atingiram suas metas", afirmou Rasca.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Pontal do Paraná
No balneário de Ipanema o ponto localizado na rua Pará passou a ter boas condições para banho. Da mesma forma que o ponto localizado na rua Paraná, no balneário Santa Terezinha.
Em Praia de Leste, na altura da rua Baronesa do Cerro Azul, o banho de mar ficou impróprio. Já a Ilha do Mel ganhou um ponto azul novamente, localizado na Praia do Farol, em frente ao trapiche.
Segundo Rasca Rodrigues, a análise da qualidade da água, aliada a divulgação e sinalização dos locais impróprios para banho, torna o litoral paranaense um dos mais seguros do país.