O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou, em fevereiro, o pagamento de 27.592 famílias no Paraná, por falta de atualização cadastral. No país, o corte foi de 709.904 beneficiários com dados desatualizados.
Só em Curitiba, 4 mil famílias não receberam o apoio do Governo. Londrina também teve grande número de bloqueios, tendo um total de 1.440 cadastros desatualizados. Os únicos municípios que não tiveram esse tipo de problema foram Quarto Centenário, Entre Rios do Oeste e Ariranha do Ivai.
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o principal programa de transferência de renda do Governo Federal atende 471.800 famílias no Estado, só neste mês foram R$ 37 milhões investidos e a atualização cadastral é muito importante para que elas continuem recebendo esse benefício.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
"A revisão cadastral é um processo realizado em parceria com os municípios e funciona como importante mecanismo para melhorar o foco do Bolsa Família. È uma pena ver que mais de 27 mil famílias deixaram de receber este mês, mas com o apoio das prefeituras vamos recuperar os números e melhorar a condição de vida dessas pessoas", diz Garcia.
O coordenador do Bolsa Família, Nircélio Zabbot, explica que para garantir o benefício as famílias precisam manter os filhos na escola, ter a agenda de saúde em dia e atualizar seus dados como renda, endereço e escola dos filhos, pelo menos a cada dois anos.
"Embora o depósito seja feito na conta do beneficiário, o bloqueio significa que só pode retirado assim que for cumprida a contrapartida da família, neste caso, a atualização dos dados cadastrais", explica Zabbot.
AVISO
Todos os municípios recebem do MDS a relação das famílias que precisam ter seu cadastro revisado, além de informações técnicas para que esse processo ocorra sem transtornos. Os beneficiários que precisam atualizar seus dados receberam avisos, enviados nos extratos de pagamento desde abril de 2009, para procurar a prefeitura de seu município.