Cerca de 80 domicílios do Jardim União, em Cambé, foram contabilizados como pertencentes a Londrina no último levantamento populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo Hilário Bedendo Pricinato, coordenador da subárea do órgão em Cambé, o englobamento das residências teria ocorrido devido a uma lei orgânica de Londrina que estende as divisas da cidade até o meio do bairro cambeense.
A Prefeitura apresentaria nesta quarta-feira (24) uma contestação do recenseamento na agência do IBGE em Arapongas, responsável pelo Censo 2010 na região.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Para o prefeito João Pavinato, a contagem dos 80 domicílios como Londrina não é o único ponto questionável do levantamento. "Temos dados que comprovam que a população da cidade é superior ao que foi divulgado pelo IBGE".
O município contesta ainda a média de habitantes por domicílios apontada na contagem e o número elevado de domicílios vagos. Caso os pedidos de revisão não sejam aceitos, o município deverá pedí-los na Justiça.
O IBGE divulga o resultado final do Censo em Cambé neste sábado (27).