Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Campanha combate o tráfico de papagaio no litoral

Redação - Folha do Paraná
09 jan 2001 às 15:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entidades ambientalistas e órgãos governamentais uniram-se neste verão para realizar um cerco ao tráfico e comércio ilegal de animais na região de Curitiba e litoral do Estado. O alvo principal da campanha é impedir o tráfico do papagaio-de-cara-roxa, ave em extinção, que não existe em nenhum outro lugar no mundo, a não ser no litoral do Brasil.

A Sociedade de Proteção à Vida Selvagem (SPVS) está realizando, desde dezembro, uma campanha advertindo sobre os riscos do tráfico ilegal junto a turistas e moradores do maior habitat deste tipo de papagaio, as ilhas do Mel, Peças e Rasa. Vinte voluntários estão trabalhando, percorrendo pousadas, fazendo palestras e distribuinbdo material impresso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O cerco ao tráfico dos animais intensifica-se no verão por dois motivos: é o período de reprodução da fauna e por ser a época em que aumenta o comércio ilegal no litoral do Paraná. As espécies mais visadas são aves como o curió, pintassilgo, canário da terra, pichochó, trinca-ferro, além da araponga e tucano. Os papagaios, por sua vez, são bastante visados em função da cultura predominante de que trata-se de um bicho próprio para ser domesticado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Estima-se que hoje existam apenas 4,5 mil papagaios-de-cara-roxa, que vivem em um trecho da Mata Atlântica, que abrange do sul de São Paulo até o extremo norte de Santa Catarina. Destes, cerca de 3,5 mil vivem no Paraná, principalmente nas ilhas da baía de Paranaguá. ""Este papagaio sofre ainda mais com o tráfico porque ele não consegue viver fora de seu sistema natural"", diz Fialho. Não há estatísticas sobre o tráfico deste animal no País. Estima-se, no entanto, que no Brasil todo entre 12 a 15 milhões de animais sejam retirados anualmente da natureza e que só em São Paulo cerca de 1 milhão de animais selvagens vivam em cativeiro.

Leia mais em reportagem de Maigue Gueths, na Folha do Paraná desta quarta-feira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo