As campanhas realizadas pelo Hemepar (Centro de Hematologia e Emoterapia do Paraná) estão se tornando fundamentais para garantir o estoque de sangue. A última campanha, por exemplo, que aconteceu no Cefet, em Curitiba, nos dias 12 e 13 de junho, arrecadou 187 bolsas de sangue. A próxima acontecerá no dia 30, entre os sócios do Clube Três Marias.
Entretanto, a conscientização do cidadão sobre a importância de se doar sangue está longe de ser a ideal. Prova disso, é que dos mais de oito mil alunos do Cefet, apenas 2,4% doaram o líquido. É por este motivo, que as campanhas são realizadas em vários locais, como na Polícia Militar, Infraero, Exército e Cindacta.
O Hemepar abastece 40 hospitais de Curitiba e região metropolitana. Para tanto, cerca de 100 pessoas por dia doam sangue para atender a demanda. Conforme a diretora do Hemepar, Elizabeth Ciechomski, "no inverno, em função das gripes e da falta de disposição das pessoas para se deslocar até aqui, diminui o número de doadores. Mas não sei precisar o percentual desta diminuição", contou.
Leia mais:
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Atraso nas concessões deteriora malha rodoviária em todo o Paraná
Alto volume de chuvas causa estragos em oito municípios no Paraná
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Para se tornar doadora, a pessoa tem que estar em boas condições de saúde; ter de 18 a 60 anos; peso superior a 50 quilos; e estar bem alimentado. "Caso alguém queira vir até o Hemocentro, o voluntário deve trazer um documento com fotografia para fazermos o cadastramento", explicou. Antes de doar o líquido, é feita a triagem médica. "Se a pessoa não passar pelo teste sorológico, não é apto à doação", contou. No Paraná, 8% dos testes realizados dão resultado negativo.
O Hemepar fica na Rua João Prosdócimo, 145. As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas, e no sábado, das 8 às 18 horas. Maiores informações pelo telefone: (41) 362-20-30.