Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para evitar transtornos

Capital terá plano para contenção de alagamentos

Redação Bonde com Prefeitura de Curitiba
15 set 2010 às 21:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Luciano Ducci lançou nesta quarta-feira (15) edital para contratação do Plano Diretor de Drenagem do município de Curitiba. O principal objetivo do trabalho será a fixação de diretrizes urbanas e ambientais para evitar a ocorrência de cheias na cidade. "É uma forma de preparar Curitiba para o futuro e impedir que situações de chuvas excessivas provoquem transtornos para o funcionamento da cidade e tragam prejuízos à população", explicou o prefeito.

A elaboração do Plano Diretor de Drenagem será baseado num termo de referência elaborado por uma equipe de técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e das Secretarias de Obras Públicas e do Meio Ambiente. De acordo com o edital, o trabalho terá um prazo de 18 meses para conclusão (contados a partir da contratação) e um custo estimado em R$ 2,9 milhões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Poderão se candidatar à elaboração do Plano, empresas de todo o país, desde que comprovem capacidade técnica e financeira para a realização do trabalho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná


O Plano Diretor de Drenagem será o primeiro a ser criado no município e deverá conter um diagnóstico sobre as condições das bacias hidrográficas dos rios Atuba, Iguaçu, Barigui, Belém, Padilhas e Passaúna e incluir medidas para a preservação das nascentes, melhoria da qualidade da água e reordenamento das ocupações irregulares.

Além disso, irá sugerir também medidas para revitalização dos rios, adequação da estrutura de drenagem, implantação de bacias de contenção e acumulação, monitoramento do lançamento de esgoto e ações de desassoreamento, limpeza e drenagem. "O Plano irá prever um conjunto de ações de gestão ambiental do meio urbano que dará à Prefeitura melhores condições para controle de cheias", falou Luciano Ducci.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo