Em torno de 182mil carnês de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) da prefeitura de Maringá (norte) serão entregues pelos Correios a partir desta segunda-feira (4). A expectativa da Fazenda é arrecadar R$ 200 milhões com o tributo.
Quem fizer o pagamento à vista, em uma única parcela, tem 10% de desconto até dia 25 de janeiro e 7% até dia 10 de fevereiro. Depois disso, será cobrado o valor integral do carnê, que pode ser parcelado em até 12 vezes.
Neste ano, a prefeitura atualizou o imposto em 3,52%, relativo ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre setembro de 2019 e outubro de 2020.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Quem já estiver cadastrado ′Acesso Cidadão′, portal de serviços da prefeitura, não receberá a guia pelos Correios. No seu lugar, receberá um comunicado por e-mail cadastrado com o link para acessar a guia.
Ainda, para quem não receber a guia pelo Correio e também não for cadastrado no site da prefeitura, é possível imprimir o carnê na praça de atendimento do Paço Municipal.
O contribuinte com IPTU em atraso pode renegociar a dívida sem prejuízo do parcelamento do imposto de 2021. O parcelamento das dívidas atrasadas evita a cobrança judicial do tributo.
Por sua vez, para solicitar as isenções é preciso ser pensionista, aposentado, portador de necessidades especiais, pessoa idosa, obedecendo os critérios da lei e quem teve sua isenção cancelada, poderá solicitá-la novamente.
Entenda
O IPTU é calculado de acordo com o valor da área total do terreno, o valor total das edificações e a taxa de coleta de lixo. No terreno vazio calcula-se o valor da área total mais a contribuição de iluminação pública.
Os recursos obtidos com o imposto são investidos em obras e serviços, além da parcela garantida para investimentos na saúde e educação.
Quem discordar do valor lançado poderá entrar com requerimento na Praça de Atendimento, fazendo as justificativas necessárias para revisão.