A Coordenadoria de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançou nesta semana uma publicação do programa Universidade sem Fronteiras. Com uma linguagem de fácil entendimento, a cartilha contribui para ampliar a divulgação do programa, que prevê um investimento de R$ 10,3 milhões em 164 projetos e 1.394 bolsas para estudantes de graduação, profissionais recém-formados e para orientadores.
"O programa representa um mecanismo para que a universidade pública, seus professores e seus estudantes superem os limites", diz Lygia Pupatto, secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Os editais estão disponíveis no endereço www.seti.pr.gov.br. A previsão é que 5 mil estudantes das instituições estaduais de ensino superior do Paraná sejam inseridos em atividades de extensão universitária nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano e em bairros da periferia das grandes cidades com problemas de desagregação social e econômica.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
O programa foi elaborado a partir de indicadores sociais e econômicos do Ipardes, que mostram as diferentes realidades regionais do Paraná. O trabalho será iniciado através do apoio às licenciaturas, aprofundando-se o compromisso com a população e colocando-se temas atuais na pauta das instituições estaduais de ensino superior.
De acordo com os indicadores do Ipardes visualizados no mapa do Paraná, as atividades do programa serão desenvolvidas no Vale da Ribeira, no Litoral, na região central do Estado e na periferia das grandes cidades. O trabalho de extensão será feito por meio de quatro subprogramas, proporcionando bolsas de extensão universitária: Apoio às Licenciaturas, Incubadora dos direitos sociais, Apoio à Agricultura Familiar e Apoio à Pecuária Leiteira.