A chuva que caiu no fim de semana e nesta segunda-feira (10), em Curitiba adiou o anúncio do início de um possível racionamento na distribuição de água tratada, que estava previsto para ser feito no dia 14. A nova data da avaliação vai depender do que acontecer nesta semana. A previsão é de que nesta terça-feira (11), o sol volte a brilhar e uma nova frente fria chegue ao Paraná no fim de semana, provocando mais chuvas.
A expectativa da empresa é que as barragens possam permanecer fechadas por cinco dias, aumentando a reserva. Nos dois dias em que permaneceram fechadas houve um aumento de 6 centímetros de água na Iraí e de 2 centímetros na barragem de Piraquara. Mas ainda é pouco para solucionar todos os problemas, pois corresponde a cerca de um dia de consumo. Por isso, a Sanepar reafirmou a necessidade de que cada habitante economize 20% do consumo - 56 litros por dia.
No interior do Estado, a chuva não foi homogênea e, segundo a Sanepar, não alterou de forma significativa a situação dos mananciais utilizados para o abastecimento público. Em Cascavel, no oeste, o problema continua crítico no distrito de Rio do Salto, abastecido por caminhões-pipa. Também no oeste, Medianeira não viu chuva e o rio que abastece a cidade está com vazão 40% inferior ao normal.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
No norte do Estado, se não chover até o fim do mês haverá racionamento em Curiúva e Sapopema. Na mesma região, Santo Antônio da Platina conseguiu prolongar o prazo para possível racionamento em cerca de 20 dias, em função de uma chuva de 60 milímetros.