Três pessoas morreram em consequência da forte chuva que caiu em Curitiba e região, no fim de semana e ontem. Duas adolescentes foram arrastadas pela enxurrada quando o carro em que estavam caiu numa valeta, num bairro da capital, e um homem foi atingido por um fio de alta tensão em Paranaguá. Além disso, cerca de 1,3 mil casas em Curitiba ficaram alagadas e 93 pessoas desabrigadas.
Nesta segunda-feira de madrugada, o motorista do Passat de placas ABU-1116 perdeu o controle do carro e acabou caindo em uma valeta, na Rua Pernambuco, Bairro Parolin, em Curitiba. O veículo com quatro ocupantes foi arrastado pela enxurrada por cerca de dois quilômetros.
O motorista, Elvis Correia Lopes, 18 anos, e seu amigo, identificado apenas como ''Japonês'', conseguiram escapar ilesos. Janaína Alexander de França, 16 anos, e Léia Cristina de Oliveira, 18 anos, não conseguiram sair do carro. Segundo informações da Polícia Militar, o corpo de Léia foi localizado no início da tarde de ontem, em um córrego na Vila Hauer, a mais de cinco quilômetros do local do acidente. Até o fechamento desta edição, o corpo de Janaína ainda não havia sido localizado.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
No domingo, em Paranaguá, O temporal provocou a queda de linhas de energia elétrica, árvores e um outdoor. Nelson Roberto Cunha Filho, 45 anos, foi atingido por um fio de alta tensão e morreu na hora. Nilson Moraes de Ramos, 33 anos, foi hospitalizado com ferimentos leves, depois de receber uma descarga elétrica de uma rede de baixa tensão. Com o trânsito confuso no momento da chuva, Luiz Carlos de Oliveira, 21 anos, acabou sendo atropelado. O rapaz foi encaminhado ao pronto-socorro com ferimentos leves.
Em Antonina, a chuva também foi um transtorno para os moradores que ainda estavam com as casas destelhadas pelo vendaval que atingiu a região central da cidade no início da semana passada. Mas, de acordo com a Defesa Civil, não houve desabrigados.
A chuva também provocou a queda de uma barreira no quilômetro 129 da BR-277, na Serra de São Luiz do Purunã, entre Curitiba e Ponta Grossa, no início da madrugada desta segunda-feira. A pista foi liberada por técnicos da Rodonorte, concessionária que administra o trecho.
Segundo o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Itamar Moreira, a forte chuva foi provocada por uma frente fria que ingressou na região Sul do País no domingo e se deslocou rapidamente pelo Paraná. Áreas de instabilidade ainda podem provocar chuva em todo o Estado nesta terça e quarta-feira, mas a previsão é de que sejam rápidas. O volume de chuva registrado em Curitiba na noite de domingo e madrugada de ontem foi de 47,8 milímetros. A média histórica dos últimos 27 anos para todo o mês de fevereiro é de 137,7 milímetros.