Boletim divulgado nesta quarta-feira (30) pela Defesa Civil sobre as ocorrências por conta das chuvas intensas que causaram inundações, enxurradas e alagamentos em municípios do Litoral e da Região Metropolitana de Curitiba, aponta que são 4.210 afetadas.
Destas, 1.105 foram desalojadas e 47 foram desabrigadas. 629 casas foram danificadas. Não há registros de óbitos, feridos ou desaparecidos.
No total, nove municípios foram impactados pelo alto volume de chuvas. Quatro Barras teve registro de inundações. Alagamentos foram identificados em Campina Grande do Sul, Curitiba, Guaraqueçaba, Piraquara, São José dos Pinhais e Morretes, que teve número significativo de ocorrências. Apenas no último município, 424 pessoas foram afetadas. Antonina e Campo Largo tiveram deslizamentos.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
As estações meteorológicas do Estado identificaram chuvas acima da média histórica para o mês de novembro em cidades do Litoral e da RMC. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), no total, choveu quase 900 mm a mais do que a média histórica do mês de novembro na soma de todas essas cidades.
O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres continua acompanhando a situação meteorológica do Estado para apoiar os municípios e enviar alertas para a população.
Em Campina Grande do Sul, equipes da Copel, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão na região do reservatório do Capivari para orientar a população ribeirinha a respeito da elevação do nível do rio abaixo da barragem da Usina Governador Parigot de Souza.
Há previsão de aumento da vazão nesta quarta-feira e nos próximos dias, o que exige atenção por parte dos moradores da região.