Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta terça

Cientistas da América Latina se reúnem em Curitiba

Bonde, com informações da Agência Estadual de Notícias
20 out 2003 às 15:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cientistas e pesquisadores de diversos países participam nesta terça-feira, em Curitiba, da abertura de um encontro que pretende integrar universidades e institutos de pesquisas da América do Sul.

Trata-se da "1ª Reunião Científica do Amsud Pasteur". O Amsud é sigla espanhola do Programa de Cooperação Científica entre Instituições da América do Sul. O encontro vai reunir durante dois dias cerca de 70 pesquisadores dos países integrantes do Amsud e o Instituto Pasteur.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pauta principal do encontro será "A Interação Patógeno-Hospedeiro", mas a reunião de Curitiba também terá papel importante para a definição de projetos que vêm sendo estabelecidos pela instituição, que surgiu como uma iniciativa de cooperação científica e tecnológica entre instituições acadêmicas e científicas de países da América do Sul e o Instituto Pasteur de Paris.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


A organização do encontro em Curitiba é de responsabilidade do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), órgão que é fruto de uma associação entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Governo do Estado do Paraná, através do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Publicidade


O programa tem como objetivo geral o desenvolvimento de um pólo biológico, biomédico e biotecnológico que contribua para impulsionar a integração de universidades e institutos de pesquisa do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile com parceiros europeus, particularmente com o Instituto Pasteur de Paris.


Esta associação tem o objetivo de propiciar a formação e qualificação de recursos humanos de alto nível científico-técnico bem como a promoção de programas regionais de investigação e de desenvolvimento biotecnológico de alto impacto e excelência científica.

Publicidade


A rede está operando desde o ano de 2000 e já se constitui na maior rede de pesquisa biomédica da América Latina (e uma das maiores do mundo), com aproximadamente 50 instituições, vinculadas a seis diferentes países (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e França).


Além de atividades centradas na formação de recursos humanos, a rede está atualmente estabelecendo os primeiros projetos de pesquisa, nos quais serão alocados recursos superiores a 4 milhões de Euros.

Os debates da reunião científica acontecem no Hotel Mabu, na praça Santos Andrade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo