Os bonequeiros paranaenses estão comemorando a inauguração do teatro Dr. Botica. Para a classe isto significa mais empregos, abertura no mercado de trabalho local e maior projeção para as companhias paranaenses. "A iniciativa é maravilhosa para a categoria", elogia o presidente da Associação Paranaense do Teatro de Bonecos, Odílio Malheiros. Vale lembrar que há mais de um ano a classe está sem sede própria, desde que o antigo Teatro de Bonecos do Largo da Ordem foi interditado por falta de infra-estrutura. A Secretaria da Cultura não tem previsão de construção de nova sede.
A secretária Monica Rischbietter nem fala sobre o assunto. O projeto do novo teatro, que funcionaria nos fundos do Teatro José Maria Santos, na Rua 13 de Maio, é herança da gestão anterior. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura, o projeto existe, mas não há previsão alguma para execução do mesmo por falta de verbas. 2O novo teatro teria 216 metros quadrados e 80 lugares. O orçamento do projeto é de R$ 160 mil
Quanto a antiga sede, situada na Rua Mateus Leme, no Largo da Ordem, a secretaria informa que a hipótese de reforma está descartada. Quando o orçamento permitir, a prioridade será a construção de uma nova sede. Por enquanto, os bonequeiros utilizam de maneira improvisada o Teatro José Maria Santos, com apresentações dominicais.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Numa parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, a classe também ganhou o direito a explorar outros dois teatros da cidade, o da Maria e do Piá, com apresentações dominicais. "Este projeto com a Fundação foi um grande avanço para nós", diz Malheiros.
Considerada referência nacional no teatro de bonecos, Curitiba sedia dois festivais anuais. Há quatro anos, no mês de janeiro acontece o "Férias Animadas", com participação de importantes companhias de todo o Brasil. Em julho (neste ano será entre os dias 22 e 29), a cidade sedia há dez anos o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, o mais importante do País na categoria.
"Com a inauguração do Dr. Botica, Curitiba confirma ainda mais esta tendência de ser referência nacional no assunto", explica Malheiros. Ele afirma que o teatro será o melhor em condições técnicas da cidade e que possibilitará a abertura de um ótimo espaço não só para espetáculos, como para oficinas e workshops. Em Curitiba há cerca de 20 companhias de teatro de bonecos, o que envolve diretamente o trabalho de aproximadamente 60 profissionais.