A Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) apresentou proposta junto à Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), para execução dos serviços de limpeza e dragagem de rios e canais no município de Matinhos, litoral paranaense.
A obra, considerada emergencial, será feita nos canais da Lagoa Amarela e Vermelha até o rio Guaraguaçu, para evitar cheias como as ocorridas na última temporada de verão nos balneários de Matinhos, Caiobá e Prainha.
O trabalho da Codapar, vinculada à Secretaria da Agricultura, será realizado pelo Departamento de Mecanização. No contrato através de dispensa de licitação, a exemplo das obras a serem firmadas também com o DER/Pr - 12 Meses, ficou estabelecida a retirada de um volume de 131 mil metros cúbicos de material assoreado, em uma extensão de 17,5 mil metros.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
O custo da obra está estimado em R$ 360 mil reais. Sua execução, no entanto, está prevista para 90 dias. Ou seja, só ficará pronta após o início da alta temporada.
Ainda assim, a secretaria estadual da Comunicação Social informa que os trabalhos fazem parte da operação "Verão Mais Limpo" do governo do Estado, que quer preparar o litoral para a temporada de verão 2003/2004, que inicia em 15 de dezembro.
A primeira etapa deve começar neste mês, com a Suderhsa colocando em prática o trabalho de limpeza dos rios e desassoreamento de canais (31 km), para evitar possíveis enchentes durante a temporada.