O presidente da Cohapar, Everaldo Moreno, anunciou no Feirão da Caixa, nesta sexta-feira (14), que o governador Orlando Pessuti autorizou a liberação de cerca de R$ 18 milhões para a conclusão de 3.800 casas em todo o estado.
"O governador determinou o remanejamento orçamentário que nos permitirá retomar as obras e concluir grande parte delas ainda neste ano", afirmou Moreno.
A retomada será imediata nos canteiros que estão com 80% das obras concluídas. "São 745 unidades, em 16 empreendimentos, com 80% das obras prontas, precisando em alguns casos apenas de vidros e pinturas", informou Moreno. Deste total, 264 são casas na modalidade de caução, unidades destinadas às famílias com renda preferencial de um salário mínimo, que vão pagar prestações médias de R$ 50,00.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
As obras na modalidade caução estão localizadas em Bom Sucesso do Sul (36 unidades), Mirador (36), Pranchita (40), Rio Azul (38), São João do Ivaí (45), Quatiguá (69).
Mais 481 unidades de hipoteca localizadas nas cidades de Cruz Maltina (31 unidades), Guaíra (35), Mauá da Serra (39), Tamboara (23), Boa Esperança (48), Cafelândia (153), Campina da Lagoa (30), Flórida (29), Jaguapitã (62) e Leópolis (31).
No Feirão da Caixa, Moreno falou da importância da construção de unidades habitacionais na Região Metropolitana de Curitiba, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Este programa oferece oportunidade das famílias saírem de áreas de banhado, de depredação social, de uma moradia indigna para serem recebidos em uma casa nova, em um local bem melhor".
O presidente lembrou da importância dos programas habitacionais para a população em situação de risco pensando no projeto ambiental. "As pessoas precisam conhecer a participação do Governo do Estado que, além de construir casas para a população de menor renda, transfere as famílias para área longe dos rios que abastecem a região. Isso livra os mananciais de poluição provocada pela ocupação irregular".
A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, disse que a parceria com a Cohapar é essencial para que as políticas habitacionais sejam implementadas. "A Cohapar significa o elo entre o estado e o cidadão. A participação da Cohapar nesta feira garante às pessoas a segurança de que o estado está presente neste processo de inclusão social, que não é apenas o de usufruir serviços, mas ter direito a moradia".
O superintendente nacional da CEF para a região, Hermínio Basso, disse que a Cohapar faz um divisor no mercado porque a empresa oferece moradias a baixo custo e de qualidade. "Isso faz com que as construtoras se adaptem a realidade de atender famílias de menor renda".
Já o superintendente regional da Caixa, Jorge Kalache Filho, ressaltou a importância do trabalho da Cohapar em todo o Paraná. "A Companhia sempre foi nossa grande parceira. Tem tradição não somente de construir em quantidade, mas com qualidade. É um modelo para o Brasil".