Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crime ambiental

Condomínios de Matinhos e Guaratuba jogam esgoto no mar

Redação Bonde
27 dez 2007 às 09:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sanepar detectou que mais 10 condomínios de Matinhos, embora servidos com rede coletora de esgoto, continuam lançando dejetos em rios e canais. Os moradores desses imóveis estão poluindo a água de banho de mar e comprometendo a balneabilidade, porque, apenas eles, jogam 3,6 milhões e litros de esgoto na praia por ano.

Graças à mobilização de representantes da sociedade como a Associação Comercial, Sindilitoral, Movimento Pró-Caiobá, Associação dos Moradores da Prainha, Ministério Público e outros, dos 509 condomínios, hotéis e pousadas da cidade, inicialmente 383 foram vistoriados. Destes, 251 apresentavam problema. Todos já corrigiram o lançamento irregular de esgoto. Agora, foram vistoriados mais 10, e todos estavam poluindo o meio ambiente e devem corrigir a situação nos próximos dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Guaratuba o segmento reúne 242 imóveis. Foram vistoriados 159. O lançamento irregular de esgoto foi confirmado em sete, sendo que seis já fizeram a ligação correta. Um imóvel continua cometendo crime ambiental. "Este é um exemplo da resistência dos proprietários em cumprir com sua responsabilidade e, por isso, o imóvel pode ter a saída de esgoto lacrada", adianta a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, que nesta quarta-feira (26) participou da blitz de fiscalização coordenada pelo Instituto Ambiental do Paraná e pela Força Verde (Batalhão de Polícia Ambiental).

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável


Desde setembro, a Sanepar tenta convencer os proprietários de imóveis atendidos com rede coletora a agendar a vistoria para confirmar se o lançamento de esgoto está correto, Com o mote "A qualidade da água do seu banho de mar depende de um telefonema. Ligue 115.", a empresa espera vistoriar todos os imóveis – atendidos pelo antigo sistema e pelas novas obras, concluídas recentemente. Somente com a ligação adequada em imóveis é possível evitar que esgoto chegue à praia. Quando despejado na rede da Sanepar, o resíduo é encaminhado para a estação, onde é totalmente tratado.


Maria Arlete lembra que a Sanepar investiu muito dinheiro para sanear as praias do Paraná. "É inconcebível que a falta de responsabilidade de alguns comprometa a saúde e o lazer de milhares de moradores, veranistas e turistas."

As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo