Quatro tentativas de homicídio, duas morte violentas e tiroteios marcaram o domingo de eleições na Grande Curitiba. Além de crimes e da violência doméstica, a data foi marcada ainda pelo crescimento em 50% no número de atendimentos do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Foram registrados 46 acidentes, com 32 pessoas feridas, sendo cinco em atropelamentos e um morto. O acidente mais grave foi no final da Avenida Manoel Ribas, próximo ao Contorno Leste, na Estrada do Cerne, que liga Curitiba a Campo Magro.
Foi uma batida de frente entre dois carros. Quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu. Todos eram da mesma família. Entre os feridos, duas crianças (uma de quatro anos e outra de 13). Todos foram encaminhados para o Hospital Universitário Evangélico. A média normal aos domingos é de 25 a 30 acidentes de trânsito. De acordo com os dados do BPTran, os acidentes ocorreram por causa da grande circulação de pessoas. Em alguns horários, como no final do período de votação, chegou a ter acúmulo de acidentes registrados pela região central de Curitiba.
As tentativas de homicídio e os tiroteios foram na maior parte dos casos registrados no período da madrugada ou noite de domingo. Na madrugada de domingo, o usuário de drogas G.B., 28 anos, foi assassinado no Bairro do Sítio Cercado. As testemunhas apontam como provável causa da sua morte uma briga por causa de uma bicicleta. Por volta das 5h30, a Polícia Militar (PM) deu atendimento a Luciano Izidorio do Nascimento, 22, que foi atingido por arma de fogo na região do ombro. Segundo os dados repassados pela vítima, dois homens armados teriam disparado a arma de dentro de um Fiat Tipo. Os dois estavam jogando panfletos de candidatos pelas ruas. Nascimento foi medicado e encaminhado para o Hospital do Trabalhador.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Na manhã de domingo, um tiroteio deixou uma pessoa morta e quatro feridas. O tiroteio ocorreu numa residência no Bairro Uberaba. Dentro da casa foi encontrado morto Gilmar Antonio Pereira, 24, conhecido como Timba. Ficaram feridos ainda Juliana Celestino Teixeira, 19 (grávida de três meses), Leandro Silva dos Santos, 18, e um menor, 16. Os autores dos disparos fugiram a pé. Na região, ninguém quis falar sobre o assunto.
No horário do almoço, a PM foi atender uma briga no Jardim Califórnia, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. No local, estava baleado Valfrido Gabriel Ribeiro, 36. Ele foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador. Foram detidos Alinor Schmidt de Melo, 35, Iracema Alves Ribeiro, 35, e Elza Ribeiro de Paula, 47.
No início da noite, pai e filho discutiram numa festa de aniversário no Bairro Campo Pequeno, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Antonio Carlos Fermino, 25, estava promovendo sua festa de aniversário e ficou embriagado. Sob efeito do álcool, ele teria começado a espancar o cachorro da família. O pai Carlos Alberto Fermino teria tentado impedir o espancamento e teria sido atacado pelo próprio filho. Carlos Alberto pegou um facão e deu um golpe no tórax do filho, que teve que ser atendido pelo Sistema Integrado de Atendimento a Traumas e Emergências (Siate). Carlos Alberto fugiu do flagrante.
Na noite de domingo, um tiroteio envolveu dois supostos assaltantes e um policial militar, no bairro do Capão Raso, em Curitiba. Os assaltantes teriam dado voz de assalto para um cobrador numa estação tubo. Um policial militar que estava à paisana se identidicou e tentou prender os dois. Um dos assaltantes, identificado como Fernando, teria atirado contra o policial que revidou. Mesmo ferido, Fernando conseguiu fugir. Um menor que estava com ele foi detido. Na madrugada de ontem, Fernando deu entrada no Pronto Socorro do Hospital Universitário Evangélico e ficou sob custódia da PM.