Chega ao Brasil técnica que ajuda pacientes com surdez moderada e severa a ouvir. Trata-se da cirurgia de colocação do aparelho BAHA -Bone Anchored Hearing Aid (Dispositivo auditivo ancorado no osso) que possibilita que o som seja conduzido pelo osso, indicada para quem tem problemas na orelha externa e média (locais por onde o som é conduzido). O aparelho foi aprovado pela ANVISA em março desse ano e a primeira cirurgia no Brasil será realizada em Curitiba, no Hospital Iguaçu, no próximo dia 20 de outubro.
De acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Iguaçu, André Ataíde, a intenção é tornar esse procedimento rotina no hospital, possibilitando uma nova opção de tratamento aos pacientes com problemas auditivos. Ele explica que a cirurgia pode ser feita em pacientes com idade a partir de 5 anos e que tenham cóclea em perfeitas condições.
A única opção de tratamento para pacientes com esse tipo de problema até então era o uso de uma tiara vibratória, que desempenha a mesma função do BAHA, mas com o incômodo de precisar usá-la constantemente. O BAHA fica escondido embaixo do cabelo da pessoa e pode ser conectado e desconectado.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Segundo informações da Expressa Comunicação, a Organização Mundial de Saúde contabiliza que cerca de 10% da população mundial tenha algum problema auditivo e no Brasil, aproximadamente 15 milhões de pessoas.