A campanha "Pichação é Crime: Denuncie", parceria entre a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Prefeitura de Curitiba, registrou 593 denúncias nos dois primeiros meses, todas feitas pelo fone 153, da Guarda Municipal da cidade. Elas resultaram em 114 autuações com aplicação de multas administrativas. O resultado parcial foi divulgado na manhã desta quinta-feira (4).
"É uma iniciativa que está dando resultado e que só traz benefícios para cidade. Esperamos intensificar a conscientização e o combate à pichação nos próximos meses, em parceria com a ACP", afirmou o prefeito Gustavo Fruet.
A campanha "Pichação é Crime: Denuncie", inclui várias estratégias voltadas a qualificação e educação e não apenas à repressão.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Nos anos anteriores, a média em fevereiro era de 50 denúncias. Em 2013, com a campanha já deflagrada, foram registradas 212 denúncias no mesmo mês.
Punições - Do total de 114 autuações realizadas desde o início da campanha, 58 infratores são menores de idade. A pichação é um crime previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, cujo flagrante prevê pagamento de multa administrativa de R$ 714,20.
Além da multa, os adolescentes cumprem pena alternativa e os adultos são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal. Os infratores também ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.
Para os adolescentes detidos em flagrante, a participação em uma palestra é uma das medidas socioeducativa impostas. Em média, cada um deles cumpre 80 horas de atividades, o que pode incluir a limpeza e pintura de imóveis pichados, entre outras tarefas.
A meta da campanha é diminuir em 50% as pichações em um período de seis meses. Para isso, a campanha conta com uma união de esforços entre o município, através da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, no pronto atendimento aos flagrantes. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.