A Prefeitura de Curitiba programou para 2008 várias mudanças no transporte coletivo para melhorar a qualidade do serviço e o conforto dos passageiros. Os destaques são os "ligeirões"; a continuidade da renovação da frota do transporte coletivo; a reforma e reconstrução de terminais e estações-tubo; e a primeira linha de ônibus rodando na Linha Verde.
A Prefeitura de Curitiba está investindo mais de R$ 300 milhões em projetos de infra-estrutura de médio e grande porte para a área de transporte.
Os curitibanos vão ganhar em 2008 uma nova alternativa de deslocamento: os "ligeirões". São linhas que vão rodar nas canaletas, com o mesmo itinerário dos biarticulados, mas que só vão parar nos terminais. Enquanto os expressos fazem o embarque e desembarque de passageiros em todas as estações-tubo, a cada 500 metros da canaleta, os ligeirões vão ultrapassar os biarticulados para transportar com mais rapidez os passageiros que não precisam ficar no meio do caminho.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Para permitir a ultrapassagem nas canaletas, será preciso desalinhar as estações-tubo, que hoje ficam uma de frente para a outra. As obras começarão pela Marechal Floriano Peixoto, onde vai rodar o ligeirão Boqueirão. As obras também vão começar, ainda em 2008, nas canaletas do eixo Norte/Sul, que vai do terminal Santa Cândida aos terminais do Capão Raso e Pinheirinho.
Da Prefeitura de Curitiba