A Secretaria e Segurança Pública (SSP) afastou o delegado Antonio Zuba de Oliva da direção da Escola Superior de Polícia Civil de Ibiporã (14 km a leste de Londrina). A informação foi confirmada neste sábado pela assessoria de comunicação da SSP.
A escola, a primeira do Estado com sede fora da capital, foi inaugurada pelo governador Roberto Requião em 14 de novembro para ofertar cursos de pós-graduação e mestrado para policiais civis do interior. Zuba foi um dos articuladores do projeto e está preso há pouco mais de uma semana por suposto envolvimento em um caso de extorsão.
Segundo a assessoria, ainda não foi definido um novo nome para chefia da escola que passa, interinamente, para responsabilidade do chefe da 10ª Subdivisão Policial (SDP), delegado Jurandir Gonçalves André, atualmente em férias.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
O delegado Antonio Zuba de Oliva foi preso com mais dois escrivães e três policiais rodoviários. Ele é suspeito de ter exigido R$ 15 mil para liberar um casal que havia sido preso por interceptação de mercadorias roubadas. A investigação da Promotoria de Investigações Criminais (PIC) aponta que o delegado recebeu um veículo importado como pagamento.