Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Dia do cliente: Procon oferece cinco dicas para compras seguras e justas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 set 2021 às 06:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Procon de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) oferece cinco dicas para que a relação entre consumidor e empresa seja saudável e em conformidade com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. A iniciativa da entidade é devido ao dia do cliente, celebrado nesta quarta-feira (15).


Confira as orientações:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nota Fiscal: A emissão da nota fiscal é um direito do consumidor. Ela é a prova do lugar e da data em que você comprou o produto. Caso apresente algum defeito, é a única maneira de provar que o item foi adquirido naquela loja.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes


Em caso da perda da nota fiscal, o estabelecimento não é obrigado a fornecer a 2º via, apenas a declaração. Muitos recusam colocar seu CPF na nota, mas, caso o consumidor tenha informado seu número, é possível ter acesso à 2º via da nota na sede da Sefaz (Secretaria da Fazenda).

Publicidade


Compra de alimentos: É um direito do consumidor que os estabelecimentos forneçam produtos dentro da validade e em boas condições para consumo. É vedada a comercialização de mercadorias com a data de validade vencida, com embalagem aberta, furada, amassada ou enferrujada.


Publicidade enganosa: O consumidor deve ficar atento à publicidade enganosa e exigir que o produto que você for comprar seja exatamente igual ao anunciado.

Publicidade


Direito de arrependimento em compras online: O consumidor tem o direito de desistir das compras fora do estabelecimento comercial (como na internet ou por catálogo) em até sete dias.


Venda casada: Este procedimento é proibido por lei.


O coordenador do Procon Rolândia/PR, Cabo Neto, esclarece que, para ter a fidelidade do cliente, as empresas precisam ter consciência de que ele é o seu maior patrimônio e que, portanto, deve ser sempre respeitado, observando sempre o que determina o Código do Consumidor.


Qualquer desrespeito a esses e outros direitos do consumidor, o Procon Rolândia/PR está à disposição da população. O órgão funciona de segunda a quinta-feira, das 10h às 15h, na avenida Expedicionários, 291 – 3º andar / Centro (prédio Banco do Brasil).

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade