Delegacia Regional do Trabalho no Paraná (DRT/PR) alerta estudantes e recém-formados para que não confundam estágio com emprego formal. Em virtude disso, estagiários devem estar atentos com as atividades que desenvolvem junto ao estabelecimento, pois a sua mão-de-obra não pode substituir a de um profissional.
Os estudantes que estão em busca de experiência profissional não têm direito ao aviso prévio, férias, 13º salário, entre outros direitos que caracterizam o contrato de trabalho formal. A instrução é do delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, que afirma que o estagiário deve ter cuidado para não ter sua mão-de-obra precarizada.
Aqueles que estiverem sendo prejudicados dentro do ambiente de trabalho devem efetuar uma denúncia à qualquer seção da DRT/PR. A fiscalização do órgão irá até a empresa verificar a situação. Empregadores que estiverem contratando estagiários irregularmentepodem sem multados em aproximadamente R$ 400,00. Em caso de reincidência, esse valor é dobrado.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Para evitar que a situação chegue a esse ponto é recomendado que os estagiários, na busca por uma vaga, procurem empresas intermediadoras de estágio – também conhecidas como agentes de integração – que sejam idôneas e tenham referências no mercado. Segundo Serathiuk, existem algumas empresas que cobram pela indicação ao estagio. "Esse tipo de atitude deve ser denunciada ao Procon, tendo em vista que lesa o consumidor", diz. Já se outros descontos forem efetuados na bolsa-auxílio, o estudante também deve procurar a DRT para formalizar uma denúncia contra seu empregador.
As agentes de integração têm a função de acompanhar e manter a empresa e instituições de ensino informadas dos aspectos legais e técnicos como, por exemplo, confirmação da situação escolar dos estagiários junto às instituições de ensino e recebimento e análise dos relatórios de estágio, preenchidos pelos estagiários e encaminha-os às instituições de ensino, entre outras funções.